O município de Barra Bonita decretou situação de emergência depois que um tornado atingiu a região na noite de sábado, 20, por volta das 19h40. O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil estadual na tarde de domingo, 21.
Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Eduardo Frederichs, cerca de 50 imóveis foram danificados, entre casas, galpões, escola, posto de saúde e estabelecimentos produtivos no interior. “O vento forte provocou quedas de árvores, bloqueou rodovias e derrubou a rede elétrica em vários pontos”, disse Frederichs.
Desde a noite do temporal, equipes da Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e voluntários trabalham no atendimento às ocorrências. Foram distribuídas lonas emergenciais, retirados troncos das estradas e restabelecido o tráfego em comunidades afetadas, como a Linha 13 de Maio, onde o tornado teve maior impacto.
Frederichs disse que apesar dos estragos, não houve registro de feridos nem de famílias desabrigadas. “Algumas pessoas precisaram se alojar temporariamente na casa de parentes e vizinhos”.
Neste domingo, 21, a prefeitura publicou o decreto de emergência e iniciou o levantamento de perdas, incluindo danos na área agropecuária. “A Defesa Civil estadual já enviou colchões, kits de acomodação e confirmou o envio de telhas, que devem ser entregues nos próximos dias. Psicólogos e equipes da assistência social acompanham as famílias atingidas”, concluiu Eduardo Frederichs.