Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
ILUSÃO LIBERTA I
Há quem pense que liberdade é apenas o direito de ir e vir. Liberdade verdadeira não se mede por movimento. É pela consciência.
O que distingue um cidadão de um escravizado não é o ‘grilhão’ no corpo. É o véu sobre os olhos. O escravo, em sua dor, reconhece sua condição.
Já o sujeito, cercado por aparente escolha, muitas vezes ignora que vive sob ‘controle disfarçado’.
ILUSÃO LIBERTA II
Códigos, sistemas, regras — impostos como se fossem naturais — moldam comportamentos. E poucos se dão conta.
São levados, dia após dia, a seguir uma rota traçada por mãos invisíveis. “Mãos que não se sujam”, mas movem os cordões.
Não é raro que esses controladores tenham aparência respeitável. Vestem cargos, discursos e paletós. Estão longe do fora-da-lei.
Agem nas sombras da ilegalidade. Além disso, ferem a verdade com a mesma precisão de uma lâmina.
ILUSÃO LIBERTA III
O filósofo, humanista e escritor francês Étienne de La Boétie, em sua obra ‘Discurso da Servidão Voluntária’, afirmou que “é incrível como o povo, tão numeroso, se deixa dominar por um só, que não tem mais poder senão o que lhe é dado por aqueles que o obedecem”.
Esse pensamento ainda ecoa. Mostra que, muitas vezes, é o hábito da obediência que sustenta as grades invisíveis. Romper com essa estrutura exige mais do que coragem. Requer lucidez.
ILUSÃO LIBERTA IV
Não basta levantar muros contra os tiranos visíveis. É preciso também desarmar os que se disfarçam de aliados.
A verdadeira liberdade não está no voto. Nem no contrato ou na promessa. Reside em enxergar o que se esconde por trás das ‘palavras amenas’.
É que em tempos de engano bem estruturado, pensar com clareza já é um ato de resistência.
“CONVITES” I
Não me convidem para um ato público ou manifestação em memória exclusivamente de uma única pessoa.
Convidem-me para gritar e chorar por todos. Pelas mortes de inúmeros anônimos e humildes heróis ferrenhos defensores dos direitos humanos.
Gente que, todos os dias pelo Brasil afora, sucumbem contra a violência e a exclusão social em defesa de crianças, jovens, adultos e idosos.
“CONVITES” II
Convidem-me para gritar e chorar por aqueles que todos os dias morrem por nossa segurança e liberdade de ir e vir.
Convidem-me para gritar e chorar pelas mortes de mulheres heroínas e valentes guerreiras. Mães e esposas que enfrentam a mais severa discriminação e truculência.
Precisamos enxergar todas essas pessoas. Mas olhar de maneira desvinculada de mitos, partidos políticos e ideologias. E sem o alarde factoide da mídia.
UMA DAS MELHORES DOS ENGENHEIROS I
Considero ‘Ando Só’ um dos melhores sons dos Engenheiros do Hawaii. A composição é de Humberto Gessinger.
Muitos não sabem, mas ele se inspirou no livro ‘Pergunte ao Pó’, a melhor obra literária de John Fante.
Inclusive sobre ‘pó’, citada na música duas vezes, nada tem a ver com cocaína como muitas pessoas erroneamente pensam. Está relacionada sobre uma situação pertinente ao livro que também não se refere a cocaína.
UMA DAS MELHORES DOS ENGENHEIROS II
Um detalhe, quase que imperceptível, de ‘Ando Só’ é que a primeira frase da canção, que não está na letra, é: ‘Driver, follow that car!’ (Motorista, siga esse carro!).
A música faz parte do sexto disco da banda, intitulado ‘Várias Variáveis’, lançado no final de 1991. Considero o melhor trabalho da banda.
UMA DAS MELHORES DOS ENGENHEIROS III
Deste disco também fizeram muito sucesso ‘Herdeiro da Pampa Pobre’. Uma canção gauchesca, do Gaúcho da Fronteira’, que os Engenheiros do Hawaii regravaram em versão rock. ‘Piano Bar’ que também considero uma das melhores do ex-grupo. Além de ‘Muros e Grades’, que é um baita som.
Outras duas que não fizeram sucesso, mas curto muito são ‘Sampa no Walkman’ e ‘Quartos de Hotel’.
É BEM ASSIM
Você faz nove favores para alguém. O décimo não foi possível. O ajudado, na maioria das vezes, irá julgá-lo pelo último. Não vai considerar os nove anteriores conquistados.
FICA A DICA
-Política não são siglas partidárias.
-Religião não é Deus.
EM OUTRAS PALAVRAS
Personalidade ( persona = máscara ) é uma coisa. O ‘eu’ não é para ser confundido com a personalidade.
Pseudomístico é um comentário que avaliza essa consideração. Já altruísmo levado como ideologia é uma distorção moral. “Altruísmo como oposto do egoísmo”.
Uma ideia colocada a priori como exemplo de ‘espiritualidade’ é uma pseudomística.
É BOM SABER
Assédio Moral Horizontal é quando o agressor é um - ou mais - colega de trabalho.
Caracteriza-se pela presença de conduta psicológica repetitiva de atos assediadores à vítima com a finalidade de sua exclusão do ambiente laboral.
A COISA TÁ COMPLICADA
O número de empresas inadimplentes, bem como de pedidos de recuperação judicial, conforme a CNN, tiveram aumento em 2025.
O estudo, realizado pela Serasa Experian, mostra que o número de empresas que não conseguem pagar suas dívidas atingiu o patamar dos 7,2 milhões. Isso equivale a 31% dos negócios ativos no país.
Do total, 6,8 milhões são Micro e Pequenas Empresas (MPEs), responsáveis por 47,2 milhões de débitos em aberto, que somam mais de R$ 141,6 bilhões.
O setor de Serviços segue disparado com mais inadimplentes, com 52,8% dos negócios no vermelho, seguido pelo Comércio, com 35%.
E SEGUE A GASTANÇA
A participação do Brasil na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) custou R$ 4,3 milhões.
A delegação brasileira foi composta por 100 integrantes. Desde ministros, autoridades governamentais e representantes de bancos públicos.
Na verdade, foram muito mais para fazer turismo do que participar da assembleia.
E sempre é importante enfatizar que quem paga os gastos exorbitantes do governo federal é a população por meio dos elevadíssimos impostos.
MAIS UM
Quem pensa que Ageu Vieira diminuiu o ritmo se engana redondamente. O escritor e advogado está em plena maratona intelectual e profissional. Nada menos do que cinco livros prontos, um deles já em fase final numa prestigiada editora.
Como se não bastasse, aceitou o convite da família de Olímpio Dal Magro para escrever a biografia do patriarca — obra que promete ser referência histórica e afetiva.
E a agenda não para por aí: semana passada, Ageu embarcou em uma nova jornada acadêmica, iniciando um Mestrado em Direito em uma Universidade da Espanha. Entre aulas internacionais, pesquisas e projetos literários, ainda encontra tempo para tocar, com a mesma dedicação de sempre, as atividades no seu escritório.
Vida agitada? Sem dúvida. Mas quem conhece Ageu sabe que energia e disciplina nunca lhe faltaram.
JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO ROTATIVO CHEGAM A 451,5% AO ANO
As taxas médias de juros cobradas pelos bancos subiram para famílias e empresas em agosto. Isso de acordo com as Estatísticas Monetárias e de Credito divulgadas no início da semana pelo Banco Central.
Nas operações de crédito livre para pessoas físicas o destaque foi o avanço de 5,3 pontos percentuais (pp) na taxa do cartão de crédito rotativo, chegando a 451,5% ao ano.
A modalidade é uma das mais altas do mercado. Os juros seguem variando sem uma queda expressiva ao longo dos meses.
ALESC HOMENAGEIA 34 ANOS DA COOPERATIVA CENTRAL DA REFORMA AGRÁRIA DE SANTA CATARINA
A Cooperativa Central de Reforma Agrária (CCA) de Santa Catarina, que completa 34 anos em 2025, foi homenageada nesta quinta-feira (25) pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pela excelência na produção de alimentos saudáveis e pelo leite Terra Viva, referência de qualidade para milhares de famílias. A homenagem da Alesc, a pedido do deputado Padre Pedro Baldissera, segundo vice-presidente da casa, foi recebida pelo presidente da Cooperativa, Sebastião Vilanova.
“O Parlamento é um espaço institucional para que a gente possa divulgar realizações como essa, fruto da Reforma Agrária, que por muitas vezes é combatida, criticada por setores da nossa sociedade. E olhando os feitos que são frutos desse trabalho, temos muito o que agradecer. Além da inclusão de milhares de famílias na produção de alimentos, a Reforma Agrária e a CCA contribuem para que o alimento chegue à mesa de todos. Então, nesse espaço legislativo é importante acolher demandas como essa, principalmente pelas grandes realizações da Reforma Agrária em Santa Catarina e em todo o Brasil”, disse Padre Pedro.
Falando da tribuna da Alesc, o presidente da CCA agradeceu à casa, a todos os parlamentares e ao deputado Padre Pedro, pela oportunidade de manifestação. Sebastião Vilanova falou sobre a Terra Viva, marca de leite produzida pela Cooperoeste, uma das filiadas da Cooperativa da Reforma Agrária. Também são filiadas da Cooperativa Central a Cooperunião, Coopercontestado, Cooptrasque, Cooperdoty, situadas em Santa Catarina, e ainda Coana e Copavi, no Paraná.
Terra Viva e Reforma Agrária
“A Marca Terra Viva nos últimos dias foi atacada por pessoas que não conhecem, ou não querem conhecer, a importância da Reforma Agrária. Muitos são desinformados, outros agem de má fé. Desconsideram os objetivos da Reforma Agrária, e o quanto ela contribui na agregação de renda e emprego no campo. Alguns desconsideram o quanto a Reforma Agrária contribui para a diminuição do adensamento urbano e o combate à favelização das nossas cidades”, disse o dirigente do cooperativismo.
Sebastião Vilanova citou números para mostrar a realidade da marca Terra Viva, que “é de suma importância para milhares de catarinenses que fazem parte da rede de produção e da rede de consumidores dos nossos produtos”. A Cooperoeste, disse, hoje industrializa diariamente 700 mil litros de leite por dia em quatro laticínios em Santa Catarina, empregando 535 trabalhadores e tem 1.565 produtores associados, de vários municípios da região do Extremo Oeste.
“Esses 1.565 produtores associados são na maioria integrantes da agricultura familiar, não pertencem a assentamentos, mas são beneficiados diretamente pela Reforma Agrária”, disse. “Com o trabalho árduo desses cooperados, nós recolhemos o leite produzido em 80 municípios. Desses 80 municípios, seis deles estão no Paraná. Diariamente fazemos a expedição de 60 caminhões com produtos lácteos para sete estados”, citou ainda Sebastião Vilanova.
Leite para o Exército, Marinha e Aeronáutica
Outro dado importante, segundo ele, é que a Cooperoeste tem 3.680 clientes positivados nos sete estados onde atua. “Para que se tenha a dimensão da qualidade do leite Terra Viva, ele é comercializado para o Exército, em São Miguel do Oeste, para a Marinha do Rio de Janeiro, para o Exército em Rio Negro, no Paraná, e para as Bases Aéreas de Lages e de Florianópolis.”
Em período de catástrofes, observou Sebastião, “o leite Terra Viva tem o sabor da solidariedade”. Somente na pandemia da covid, que deixou muita dor entre todos, revelou o cooperativista, a Terra Viva realizou doações para oito hospitais em Santa Catarina e para milhares de famílias. Também na última grande catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul milhares de litros de leite foram doados para aliviar a dor e a fome no estado vizinho.
“Poderia terminar por aqui, mas para firmar o compromisso da informação, destaco ainda que o leite Terra Viva realiza doações permanentes para dez Apaes em Santa Catarina”, disse, finalizando com uma frase do saudoso bispo de Chapecó dom José Gomes: “Ocupação significa entrar em um espaço vazio. E terra que não cumpre a sua função social do ponto de vista legal, ético e prático, é um espaço vazio”.
Sebastião Vilanova recebeu do deputado Padre Pedro placa em homenagem aos 34 anos da Cooperativa Central da Reforma Agrária de Santa Catarina.
*Texto: Assessoria do deputado Padre Pedro.
**Foto: Luiz Henrique Mendes
E COMO DISSE O MARATONISTA MODESTO BATAGLIN
“Canela” velha é que faz “corrida” boa.
HÁ DEZ ANOS
A Four Club, inaugurada em dezembro de 2013, foi eleita a 33ͣ melhor casa de shows do Brasil. A votação, promovida pela Revista House Mag - principal referência de som eletrônico no país -, aconteceu entre os dias 1º de maio e 15 de julho.
Para se ter ideia, a Four ficou à frente de outras casas badaladas como, por exemplo, a Bielle (Cascavel) e da Parador Maresias (uma das principais do litoral paulista).
Parabenizamos os proprietários que, com ousadia e muita criatividade, fizeram com que muita gente, em todo país - e até fora dele -, visualiza-se no mapa as cidades de São Miguel e Descanso (já que a casa fica na comunidade de Cruzinhas, divisa entre os dois municípios, e pertence, oficialmente, ao território de Descanso).
Em tempo: Aproveito para agradecer a mensagem a mim enviada pelo jornalista, publicitário e sócio proprietário da Four Club, Léo Brandt.
HÁ 20 ANOS
Pesquisadores da Universidade do Toronto comprovaram que as células-tronco são capazes de reparar tecidos lesados na espinha dorsal. A experiência foi realizada em ratos.
Os pesquisadores também verificaram que os melhores resultados são obtidos com a implantação das células até duas semanas após o acidente que ocasionou a lesão na espinha dorsal.
O SOM
“Subir com a fumaça. E lá vai a cultura pop. E soprou tensão. Estamos asfixiados a partir de uma hemorragia úlcera. O que deu errado? Onde está a voz da razão? Há muito tempo que estamos perdidos. Apatia gelada somada para preencher o vazio da motivação”. Parte da letra de ‘Confusion And Frustration In Modern Times’ - Sum 41.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
Em cartaz (São Miguel do Oeste)
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito
SINOPSE
Em Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito, a vida do jovem Tanjiro muda por completo quando descobre que sua família foi assassinada por uma raça demoníaca conhecida como Onis. A única sobrevivente deste massacre foi Nezuko, irmã de Tanjiro, que não saiu ilesa desse confronto e foi transformada em um demônio. Diante dessa trágica e sombria circunstância, ele parte numa jornada em busca de uma cura para Nezuko. Para isso, decide se juntar a uma organização dedicada a caçar demônios, pronto para também matar o responsável pela morte de seus pais. Enquanto se fortalece e aprofunda seus laços com outros membros da tropa de caçadores, Tanjiro enfrenta diferentes inimigos em parceria com seus companheiros Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira. Ao lado também dos espadachins mais poderosos da organização, tudo precisará valer a pena. No rigoroso programa de fortalecimento coletivo, suas habilidades serão precisas para fazê-lo escapar de um espaço misterioso onde ocorrerá a batalha final.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 18 anos
Duração: 155 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Sony Pictures
Elenco: Natsuki Hanae, Akari Kito, Hiro Shimono
.
.
SINOPSE
Invocação do Mal 4: O Último Ritual marca o desfecho da franquia de terror iniciada em 2013 por James Wan. Os filmes são inspirados nas investigações sobrenaturais do famoso casal de paranormais norte-americanos Ed e Lorraine Warren, interpretados por Vera Farmiga e Patrick Wilson. Neste último capítulo, os Warren enfrentam mais um caso aterrorizante, desta vez envolvendo entidades misteriosas que desafiam sua experiência. Ed e Lorraine se veem obrigados a encarar seus maiores medos, colocando suas vidas em risco em uma batalha final contra forças malignas. O filme promete encerrar a história dos investigadores com suspense e momentos de tensão, consolidando a franquia como uma das mais populares do gênero. Além dos sustos, o longa também explora o relacionamento do casal, mostrando sua força emocional diante das adversidades.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
Duração: 112 minutos
Gênero: Terror
Companhia: Warner Bros.
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ben Hardy
.
.
Zoopocalipse - Uma Aventura Animal
SINOPSE
Zoopocalipse - Uma Aventura Animal acompanha a vida dos animais de um zoológico que, de repente, são colocados em risco graças à queda inesperada de um meteoro no local. Quando essa pedra celeste cai, um vírus é liberado, sendo capaz de transformar todos aqueles bichos em zumbis horripilantes. São e salvos, o feroz leão-da-montanha Dan e a enigmática loba Gracie se unem a outros sobreviventes para deter a contaminação e colocar o lugar nos eixos outra vez. Ao lado da dupla, um grupo de amigos para lá de especial os ajudam nessa empreitada: Xavier, o lêmure cinéfilo; Frida, a capivara confiante; Ash, o avestruz estiloso; e Felix, o macaquinho atrapalhado. No entanto, essa turma improvável precisará de muita atenção para lutar no apocalipse e salvar seus queridos colegas.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 10 anos
Duração: 91 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Diamond Filmes
Elenco: Thierry Hancisse, David Harbour, Viih Tube
.
.
Avatar - O caminho da água - 3D
SINOPSE
Avatar 2 será ambientado cerca de 14 anos após o primeiro filme, e terá um grande foco familiar nos filhos de Sully e Neytiri. A sequência focará em Jake Sully e sua nova família, com novas áreas de Pandora a serem exploradas.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 12 anos
Duração: 180 minutos
Gênero: Ficção científica
Companhia: Walt Disney
Elenco: Zoe Saldana Michelle Yeoh Sam Worthington
.
.