Notícias

Saúde atualiza protocolo de atendimento para casos de intoxicação por metanol

Sinais de intoxicação podem demorar de 6 a 72 horas para aparecer e é importante procurar atendimento médico urgente

Saúde atualiza protocolo de atendimento para casos de intoxicação por metanol
Foto: Imagem Ilustrativa | Freepik

O Ministério da Saúde divulgou novas orientações a estados e municípios sobre o atendimento e a notificação de casos de intoxicação por metanol — substância tóxica que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas. A nota técnica atualiza os critérios de confirmação dos casos, o fluxo de análise laboratorial e os procedimentos para solicitação de insumos e notificação imediata.

De acordo com o documento, a confirmação de caso com indicação de tratamento passa a considerar o histórico de ingestão de bebida alcoólica, o quadro clínico e resultados laboratoriais compatíveis. Para casos suspeitos, o período de persistência ou piora dos sintomas entre 6 e 72 horas após o consumo deve ser observado.

A orientação também define as classificações de casos (confirmado, descartado e em investigação) e reforça a obrigatoriedade de notificação imediata aos Cievs estaduais e ao Cievs Nacional, por meio do Disque-Notifica (0800 644 6645) e do e-Notifica (notifica@saude.gov.br). O registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) continua obrigatório.

Cada estado deve definir o laboratório responsável pelas análises, priorizando as unidades da rede CIATox (Centros de Informações Toxicológicas) ou da Polícia Científica. Quando não houver capacidade local, as amostras devem ser enviadas ao Lacen estadual, que encaminhará o material ao CIATox-Campinas (SP). Atualmente, 21 estados já têm fluxo definido.

O Brasil conta com 32 CIATox em funcionamento. Estados sem unidades podem recorrer gratuitamente ao serviço Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que, com o apoio da Unicamp, será possível realizar até 190 testes por dia, ampliando a capacidade de resposta.

Antídotos distribuídos

O país recebeu na quinta-feira, dia 9, um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento da intoxicação por metanol. A distribuição começou por São Paulo, que recebeu 288 ampolas, seguido de outros estados com registros suspeitos, como Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O ministério também enviou 1,4 mil unidades de etanol farmacêutico, outro antídoto utilizado para reduzir a gravidade dos casos. A distribuição cobre 11 estados, entre eles Pernambuco, Paraná e Ceará.

Sintomas e orientações

Os sinais de intoxicação podem demorar de 6 a 72 horas para aparecer. É importante procurar atendimento médico urgente em casos de:

● Sensação de embriaguez prolongada, náuseas, vômitos e dor abdominal intensa;

● Sintomas neurológicos, como tontura, dor de cabeça, confusão mental e alterações visuais.

 

Oeste Mais 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 26º - Mínima 11º
Céu limpo

Sábado
Máxima 27º - Mínima 15º
Períodos nublados com chuva fraca

Domingo
Máxima 22º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 24º - Mínima 14º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.