Um homem de 44 e uma mulher de 26 anos foram internados no sábado, dia 18, em Balneário Camboriú, após apresentarem sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, substância encontrada em bebidas adulteradas.
De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada na UPA do bairro das Nações. O casal relatou que havia consumido a bebida na noite anterior, adquirida em uma conveniência. Poucas horas depois, começaram a sentir fortes dores de cabeça, tontura, visão turva e vômitos.
Os dois buscaram atendimento médico na unidade de saúde, onde os profissionais identificaram sinais de possível contaminação e encaminharam os pacientes ao Hospital Ruth Cardoso para exames complementares e monitoramento.
A Polícia Militar recolheu uma garrafa da bebida consumida para investigação e comunicou o caso à Polícia Civil, que acionou a equipe de perícia para analisar o material apreendido. As autoridades investigam agora a procedência da bebida e a possível adulteração com metanol.
Casos no Brasil
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, dia 17, o Brasil tinha 133 notificações, sendo 46 casos confirmados e 87 ainda em investigação. Outras 528 notificações foram descartadas.
O estado de São Paulo concentra a maioria dos casos, com 38 confirmações e 44 em investigação. Além disso, o estado já descartou 369 notificações. Também há casos confirmados em Pernambuco (3), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (1). Em Santa Catarina não há registros de casos até o momento.
Mortes
O número de óbitos confirmados permanece em 8, sendo 6 em São Paulo e 2 em Pernambuco. Outras 8 mortes seguem em investigação — 2 em SP, 3 em PE, 1 em MS, 1 em MG e 1 no PR. Além disso, 26 notificações de mortes foram descartadas.
Oeste MAis