O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira (23), que pretende concorrer à Presidência da República pela quarta vez nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante uma visita oficial à Indonésia, ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, em Jacarta.
“Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou Lula.
O presidente ainda reforçou que seu governo segue ativo até o fim de 2026. “Estamos preparados para disputar outras eleições”, disse.
A fala ocorreu durante discurso voltado à relação entre Brasil e Indonésia, em meio a uma agenda intensa de encontros diplomáticos no Sudeste Asiático. Mais cedo, os dois países assinaram acordos de cooperação em áreas como agricultura, energia, mineração, ciência e defesa.
Lula destacou que a relação com a Indonésia deve ser “cada vez mais produtiva” e que quer ver mais empresários brasileiros no país asiático, assim como investimentos indonésios no Brasil. Ele também lembrou que os dois países compartilham posições semelhantes em temas como a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a busca por uma solução diplomática para a guerra em Gaza.
Agência Brasil