Santa Catarina está acelerando na frente da mobilidade elétrica. A Celesc anunciou a instalação de novas estações de recarga de veículos elétricos em dez cidades do estado, incluindo Chapecó, Rio do Sul, Urubici e São Joaquim. Com isso, o Corredor Elétrico da Celesc atinge 39 eletropostos ativos em 28 municípios.
A iniciativa, feita em parceria com a Fundação CERTI e dentro do Programa de Pesquisa da ANEEL, pretende ligar até 100 cidades com distância máxima de 50 km entre os pontos. O objetivo é permitir viagens mais seguras e incentivar o uso de veículos elétricos em todo o estado.
Para o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, o projeto é um marco. “A Celesc foi uma das primeiras distribuidoras a apostar na eletromobilidade como vetor de desenvolvimento sustentável.”
Além da inovação, o projeto também gera impacto econômico e turístico. As estações são instaladas em pontos com alto fluxo, como centros turísticos, shoppings, restaurantes e postos, estimulando o comércio e criando rotas de Turismo Verde.
Desde 2015, o corredor já realizou cerca de 80 mil recargas, fornecendo energia limpa equivalente ao plantio de 6 mil árvores e evitando 900 toneladas de CO2.
Ascom