A Prefeitura de Xanxerê iniciou nesta terça-feira, dia 4, um amplo trabalho de mapeamento geoespacial em todas as regiões do município. Coordenada pelas secretarias de Administração e Finanças e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, a ação utiliza drones, câmeras 360º e imagens de satélite para monitorar o território e atualizar o cadastro de imóveis e vias públicas.
O trabalho é realizado com apoio de uma empresa especializada. O levantamento combina tecnologia aerofotogramétrica e mapeamento móvel para identificar novas edificações, ampliações e ocupações irregulares. Os dados coletados serão integrados ao sistema cartográfico e tributário da cidade, permitindo corrigir distorções na base fiscal e promover maior justiça tributária.
De acordo com o município, ao todo, cerca de 325 quilômetros de vias urbanas serão mapeados, com registro frontal de imóveis, sinalizações, postes e demais elementos urbanos. A tecnologia de inteligência artificial também auxiliará na análise e no controle do espaço urbano.
A previsão é que o trabalho se estenda pelos próximos 30 dias e abranja todas as regiões de Xanxerê.
Oeste Mais