Três pessoas foram indiciadas por crimes de fraude em licitação e uso de documento falso, em Xaxim, no Oeste catarinense, após a conclusão de uma investigação conduzida pela 5ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (5ª Decor/Deic), que apurou a utilização de laudos de inspeção veicular falsificados em processos ligados ao transporte escolar do município.
Conforme a Polícia Civil, o inquérito teve origem em apurações que identificaram a emissão de certificados de vistoria por uma empresa sem credenciamento regular. Os documentos eram utilizados para habilitar veículos junto a órgãos públicos e para participação em licitações.
Durante o trabalho investigativo, as autoridades cumpriram medidas cautelares, fizeram perícias técnicas e analisaram dispositivos eletrônicos. O material coletado confirmou o uso dos laudos falsos e indicou falhas na prestação dos serviços, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Com a conclusão do inquérito, os documentos foram encaminhados para o Ministério Público e o poder Judiciário para continuidade do processo criminal. A Polícia Civil não deu detalhes sobre as pessoas indiciadas.
Oeste Mais