A Prefeitura de São Miguel do Oeste, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Urbanismo, realiza entre os dias 17 e 24 de novembro um mutirão de limpeza no Bairro São Jorge, com foco na prevenção à dengue e na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Entre os dias 17 e 23 de novembro, agentes de saúde e de endemias farão visitas domiciliares, orientando os moradores sobre os cuidados necessários e sobre os materiais que devem ser retirados das residências.
Os moradores devem colocar, até o dia 23 de novembro, em frente às suas casas, materiais em desuso, como:
- móveis velhos, estofados e colchões;
- eletrodomésticos e eletrônicos;
- pneus;
- sucatas e outros itens que possam acumular água.
Importante: restos de materiais de construção não devem ser colocados na rua.
No dia 24 de novembro, o caminhão da Secretaria de Urbanismo fará a coleta exclusiva dos materiais deixados em via pública. Após essa data, não será permitido colocar novos itens para recolhimento.
O coordenador de endemias, Renério Dill, explica que a ação foi motivada pela identificação de casos prováveis de dengue no bairro.
“Foi aqui que tivemos os primeiros registros da doença no início do ano. Agora, estamos reforçando as medidas preventivas para evitar uma nova proliferação do mosquito”, destacou.
Além do mutirão, as equipes da Saúde estão realizando a aplicação de inseticida residual (BRI) em locais públicos, como escolas, igrejas, ginásio e centro comunitário, ampliando o trabalho de combate ao Aedes aegypti.
A Prefeitura reforça o pedido de colaboração dos moradores para receber bem os agentes, seguir as orientações e contribuir com a limpeza dos imóveis — ação essencial para proteger toda a comunidade.