O uso da cannabis medicinal no tratamento de deficiência intelectual e autismo será debatido nesta quarta-feira, dia 19, em Irani, no Meio-Oeste catarinense, durante o Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo, que integra a agenda de debates promovida pelo deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT).
O encontro será no Centro Multiuso de Irani, aberto ao público, e vai reunir especialistas como a biomédica Brunna Varela, a neuropsicopedagoga Michelli Sabatini e o terapeuta ocupacional Fernando Calil.
O objetivo é ampliar o entendimento sobre a aplicação da cannabis medicinal e sua disponibilidade para pacientes, além de abordar inclusão escolar, práticas pedagógicas e o trabalho integrado de equipes.
Segundo o parlamentar, a proposta é conectar o debate sobre o uso medicinal da planta às demandas de atendimento das Apaes e escolas. “Já existem estudos e muito conhecimento a respeito dos medicamentos derivados da cannabis, que podem ter ótimos resultados no tratamento de muitas doenças que trazem dor ao nosso povo”, afirma.
A legislação catarinense já determina a distribuição gratuita dos medicamentos à base de cannabis pelo SUS. A primeira parte do seminário vai abordar formas de garantir que o medicamento chegue à população do estado, conforme a lei de acesso gratuito. Na sequência, o evento vai tratar de temas ligados às deficiências, habilidades, inclusão escolar e adaptações pedagógicas.
Para o coordenador do encontro, Adriano De Martini, a proposta é oferecer um dia de formação prática a profissionais e familiares. “Queremos abordar essa perspectiva da inclusão e das práticas pedagógicas para que possam ser melhoradas nas unidades escolares e nas Apaes”, explica.
Uma maratona de debates sobre o tema tem ocorrido em vários municípios de Santa Catarina. No Oeste já foram realizados seminários em Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Ainda estão marcados encontros em Chapecó, dia 28 de novembro, e Campo Erê, dia 29.
Oeste Mais