Um momento de acolhimento e fortalecimento da causa autista marcou o 2º Autismo com Café, promovido pelo Lions Clube Maravilha TEAcolhe. O evento reuniu famílias, apoiadores e autoridades em um espaço de troca de informações, experiências e construção de conexões. A ocasião também foi marcada pela entrega de um equipamento portátil de eletroencefalograma (eletroencefalógrafo) à Secretaria Municipal de Saúde, destinado ao uso em atendimentos médicos e hospitalares no âmbito do SUS municipal.
O equipamento, um investimento de R$ 23.969,00, foi adquirido por meio do projeto Cérebro em Conexão, elaborado pelo Lions Clube Maravilha TEAcolhe. A iniciativa contou com o apoio de R$ 10 mil do Fundo de Promoção ao Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão, enquanto o valor restante foi subsidiado pelo próprio clube.
“Quem é mãe ou pai de autista sabe o quanto é difícil realizar esse exame fora do município. Nossos filhos precisam de restrição de sono, e muitas vezes enfrentamos longas viagens até Chapecó ou Xanxerê — viagens que, por vezes, terminam sem a realização do exame. A criança adormece no caminho, acorda ao chegar, e voltamos para casa sem o resultado, perdendo um dia inteiro e gerando ainda mais desgaste para todos”, compartilhou Josiane Schneider, mãe atípica.
A entrega oficial do equipamento contou com a presença de representantes da Administração Municipal, do Poder Legislativo, da gerente das agências Sicredi Conexão de Maravilha, Josiane Gasperin, e da Governadora Distrito LD8/AL 2025/2026 Janice Martini Muller.