A última sessão do Programa Parlamento Jovem será realizada a partir das 14h desta terça-feira, 25, na sede do Legislativo cedrense.
De acordo com a secretária Executiva da Câmara de Vereadores, Elizabete Blasi, a partir de uma resolução aprovada pelos vereadores titulares, a partir de agora as eleições do Parlamento Jovem acontecem a cada dois anos.
Objetivo é oportunizar um período maior da experiência e conhecimento do processo legislativo.
Conforme previsto no regimento do programa, com o encerramento das atividades escolares as vereadoras mirins Amanda Lavall, representante do Cemeg, e Gabriele Mossmann Baumgärtner, estudante da Escola São José, concluirão seus mandatos na Câmara Mirim em razão do término de seus vínculos estudantis com as respectivas instituições.
Dessa forma, serão convocados os suplentes Bernardo Franceschini Scholl e Thamyris Serafini Troian, que tomarão posse oficialmente e passarão a representar seus educandários no Legislativo Mirim cedrense ao longo do ano de 2026.
Além disso, na sessão desta terça-feira, 25, acontecerá também a eleição da nova mesa diretora. O atual é presidente é Andre Tonezer Albônico, que representa a escola Osní Medeiros Régis. Assim como ele pode concorrer à reeleição, os outros vereadores mirins podem se disponibilizar a ocupar o cargo.
Elizabete Blasi avalia positivamente as atividades do programa Parlamento Jovem em São José do Cedro e destaca o interesse dos estudantes em conhecer o processo legislativo e a organização dos poderes constituídos no país, no estado e no município.
A sessão de amanhã à tarde será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara de Vereadores de São José do Cedro.
Ascom