A Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste vai começar a receber, a partir do dia 11 de dezembro, as doses da nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), voltada exclusivamente para gestantes. O imunizante ajuda a proteger os bebês ainda no útero contra complicações respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia.
Ao todo, Santa Catarina recebeu 25.865 doses do Ministério da Saúde na quarta-feira, 3. A distribuição para os municípios começa na sexta-feira, 5, seguindo um cronograma regional da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
A vacinação será oferecida para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A expectativa da DIVE é que a nova estratégia ajude a reduzir o número de internações de recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período considerado de maior vulnerabilidade.
“É fundamental que as gestantes busquem as unidades de saúde para se vacinar. A proteção se estende ao bebê e pode evitar doenças graves logo após o nascimento”, afirma João Augusto Fuck, diretor da DIVE.
Além de São Miguel do Oeste, outras regiões como Concórdia, Chapecó e Xanxerê também recebem as doses no dia 11. A entrega faz parte de um esforço estadual para reforçar o cuidado materno-infantil em períodos de maior circulação viral.
Ascom