Nesta quarta-feira (10), a 31ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), com sede em Maravilha, completa quatro anos de implantação, contribuindo com impactos significativos para a segurança pública da região. A 31ª DRP é composta por cinco comarcas: Maravilha, Pinhalzinho, Modelo, Cunha Porã e Palmitos - e abrange um total de dezesseis municípios em sua circunscrição.
Diante do marco que a data representa, o delegado regional, Joel Specht, divulgou um balanço das atividades operacionais e investigativas realizadas em 2025. Os dados divulgados apontam que, ao longo do ano, a Polícia Civil deflagrou diversas operações policiais em toda a região. As ações resultaram na prisão de 250 criminosos, representando um aumento de 47% em relação ao ano anterior.
Além disso, foram cumpridos 275 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de armas de fogo, entorpecentes, dinheiro de origem ilícita, além de outros elementos importantes para as investigações. O número de mandados cumpridos representa um aumento de 53% em comparação com o ano anterior.
No que se refere à apuração de crimes violentos, especialmente casos de homicídios, a Polícia Civil obteve elevado índice de resolução, com a elucidação da quase totalidade dos casos, culminando na identificação e prisão dos respectivos autores.
Outro ponto destacado por Specht foi o fortalecimento de ações de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Além da inauguração das Salas Lilás nos municípios de Pinhalzinho e Saudades, foram encaminhados 585 pedidos de medidas protetivas de urgência, visando garantir a proteção das mulheres vítimas de violência.