O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER) de São Miguel do Oeste realizou, na tarde da terça-feira (09), a Assembleia Geral para apresentação dos relatórios anuais e eleição da nova diretoria para o biênio 2026/2027. O encontro ocorreu no salão do Centro Administrativo Municipal e foi conduzido pelo presidente Lirio Wathier.
A pauta contemplou a apresentação do relatório da atual diretoria, o relatório de atividades da Epagri referente a 2025, espaço para manifestações da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, da Administração Municipal e de demais entidades, além de assuntos gerais e a escolha da nova composição do Conselho.
Durante a abertura, fizeram uso da palavra Sidnei Simon, gerente regional da Epagri; Lucas André Kuiva, representando a Cidasc; Giovanni Gobbi, presidente da Acismo; Adair Teixeira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais; José Xavier, diretor de Agricultura, representando o secretário André Zapani; e o vice-prefeito Carlos Agostini, representando o prefeito Zanardi.
Em sua fala, o presidente Lirio Wathier apresentou a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela gestão, destacando avanços e a importância da participação das entidades que compõem o COMDER. A assembleia aprovou propostas que serão encaminhadas ao Executivo, como a atualização dos valores do Bônus Agrícola e o retorno do programa de distribuição de sementes de pastagens.
O vice-prefeito Carlos Agostini também apresentou o relatório das ações da Secretaria de Agricultura, ressaltando programas executados em 2025. Ele destacou que o setor agrícola é responsável por 12,44% do retorno do ICMS ao município e reforçou a relevância do Bônus Agrícola como política de incentivo ao produtor.
O diretor de Investimentos Rurais, Alfredo Spier, juntamente com o vice-prefeito, apresentou as prioridades apontadas pelo programa Fala São Miguel 2025 para os próximos anos, entre elas pavimentações de estradas municipais, alargamento de vias, melhorias nos acessos às propriedades e implantação de redes comunitárias de água potável. Essas obras estão previstas para execução no período de 2026 a 2028.A Secretaria de Agricultura também destacou os incentivos voltados ao fortalecimento da produção rural em diversas áreas, como criação de ovinos e caprinos, ampliação da produção leiteira, gado de corte e confinamento, piscicultura, produção de queijo artesanal, suinocultura e avicultura. Todos os projetos de investimento serão protocolados e submetidos à aprovação do COMDER.
Nova diretoria eleita
A nova composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para o biênio 2026/2027 ficou definida da seguinte forma:- Presidente: Deoclides Dalla Rosa
- Vice-presidente: Gelain Barp
- Secretário: Marcio Carlos Bender
- Vice-secretário: Alessandro de Matos Alves
Ao assumir, o novo presidente, Deoclides Dalla Rosa, agradeceu a confiança das entidades, parabenizou o trabalho realizado pela diretoria anterior e afirmou que atuará, em parceria com a Administração Municipal, para fortalecer ainda mais o desenvolvimento rural de São Miguel do Oeste.