A 2ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Maravilha e que tem em sua circuncisão outros dez municípios da região, apresentou dados do balanço de ocorrências de 2025. Em comparação com 2024, os números apontam um crescimento expressivo nas apreensões de drogas, mercadorias de contrabando e armas, ao mesmo tempo em que houve redução nos índices de furto, tráfico de drogas e perturbação do sossego.
O levantamento, divulgado pela própria corporação, contempla os municípios de Maravilha, Cunha Porã, Iraceminha, Flor do Sertão, São Miguel da Boa Vista, Bom Jesus do Oeste, Tigrinhos, Santa Terezinha do Progresso, Serra Alta, Modelo e Sul Brasil.
O índice com maior crescimento em relação ao ano anterior está na apreensão de produtos e mercadorias de contrabando e descaminho. O número saltou de 565 unidades em 2024 para 42.138 em 2025, representando um crescimento superior a 7.000%. A apreensão de drogas também apresentou um crescimento significativo, passando de 13,6 quilos em 2024 para 878,8 quilos em 2025. De acordo com a PM, os dados refletem a intensificação de ações e operações policiais.
Já as ações de fiscalização no trânsito resultaram no aumento das autuações por embriaguez ao volante, que mais que dobraram: de 16 para 33 casos.
Em contrapartida, os indicadores criminais apresentaram queda. Os furtos diminuíram de 465 para 286 registros, enquanto os casos de tráfico de drogas tiveram leve redução, passando de 98 para 85 ocorrências.
A PM também destacou o fortalecimento do trabalho preventivo e social. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou 890 alunos, alcançando 100% dos estudantes do 5º ano dos municípios atendidos pela 2ª Companhia. A Rede Catarina de Proteção à Mulher realizou 760 visitas domiciliares, reforçando o enfrentamento à violência doméstica. Já o Programa Protetores do Lar formou 193 alunos do 2º ano do ensino médio, com foco em ações socioeducativas de prevenção.