Apesar da queda significativa nos casos de embriaguez ao volante, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) encerrou 2025 com preocupação em relação ao número de acidentes e mortes nas SCs do Extremo Oeste. A região registrou 37 mortes ao longo do ano, número inferior aos 43 óbitos de 2024, mas ainda distante da meta do comando, zerar as mortes no trânsito.
Segundo o major Deiber Haefliger, comandante da 3ª Companhia da PMRv, mais de 16 mil pessoas participaram de campanhas educativas de trânsito no ano passado. “Mesmo com todo o esforço em fiscalização e prevenção, os dados ainda são alarmantes. Cada vida perdida é uma tragédia”, destacou o major em entrevista à Rádio Peperi.
O dado mais positivo, segundo ele, veio do posto 12 da PMRv, em Iporã do Oeste. A região que cobre os municípios de Iporã, Itapiranga, Mondaí, Descanso e Belmonte teve apenas 3 mortes em 2025 uma queda expressiva em relação às 24 registradas em 2021. “É resultado de trabalho intenso, campanhas constantes e maior conscientização dos motoristas”, disse Haefliger.
Ao todo, foram aplicadas cerca de 20 mil multas nas SCs do Extremo Oeste. As infrações mais comuns foram ultrapassagens em locais proibidos, não uso do cinto de segurança, equipamentos inoperantes e dirigir sob efeito de álcool. Só por excesso de velocidade, foram mais de 4 mil autuações, com valores entre R$ 130 e R$ 880.
A redução de 30% nos casos de embriaguez ao volante foi o ponto mais comemorado. Ainda assim, o major alerta: “É um avanço, mas não podemos comemorar totalmente. Um motorista bêbado ainda coloca muita gente em risco”.
Rede Peperi