O calor e as altas temperaturas favorecem pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina a partir da noite desta quinta-feira, dia 8. Segundo a Defesa Civil, com o tempo firme, as máximas devem ficar acima dos 30°C em todas as regiões e passam dos 35°C no Oeste e no Litoral Sul.
Aliado a isso, uma frente fria no mar, somado ao aumento da umidade, deve trazer chuva e diminuição de temperaturas na sexta-feira, dia 9, quando os termômetros variam entre 15°C e 19°C no Meio-Oeste e nas regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral.
Durante a tarde, as temperaturas se elevam, com máximas em torno de 30°C no Grande Oeste. As condições para temporais serão maiores em função do calor, da umidade e da intensificação e aproximação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, que se desloca gradualmente em direção à região Sul do Brasil. Além disso, as rajadas de vento podem atingir 70 km/h no Oeste, trazendo risco para destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
No sábado, dia 10, o tempo permanece instável em todo o estado de Santa Catarina. O sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical, que se desloca em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul e influencia Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais de forte intensidade.
Oeste Mais