Aeroportos em países asiáticos reforçaram medidas de proteção sanitária após a confirmação de cinco casos do vírus Nipah na Índia. Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram protocolos rigorosos de verificação de saúde, semelhantes aos que foram adotados durante a pandemia de covid-19.
De acordo com a emissora News 18, afiliada da CNN na Índia, os casos foram diagnosticados em profissionais de saúde na região de Bengala Ocidental. As autoridades de saúde indianas buscam acalmar a população, afirmando que a situação está sob controle.
O vírus Nipah, descoberto em 1999, já foi identificado outras vezes no sudeste da Ásia. A doença causa preocupação devido à sua alta letalidade e capacidade de transmissão entre humanos, o que justifica as medidas preventivas adotadas pelos países vizinhos.
Riscos para o Brasil
A infectologista Rosana Ritchmann avaliou os riscos do vírus Nipah para o Brasil e destacou que não há motivo para preocupação entre os cidadãos brasileiros, a menos que estejam se deslocando para a região afetada. "Não tem nenhum motivo para a gente ficar preocupado aqui. Se alguém agora tiver quadro respiratório, com tosse, dor de cabeça, não tem nada a ver com esse vírus", afirmou.
No entanto, a especialista ressaltou a importância de as autoridades sanitárias brasileiras começarem a planejar medidas preventivas. "É uma questão das nossas autoridades sanitárias já começarem a pensar, eventualmente, se tiver alguma suspeita clínica de alguém que viajou, retornou dessa região, como vamos manejar esse caso?", questionou.
Segundo Ritchmann, é necessário estabelecer um programa de enfrentamento que inclua medidas de isolamento, período de incubação, manejo de contatos e outras ações caso surja alguma suspeita de infecção pelo vírus Nipah no Brasil.