Notícias

Saiba quais são as canetas emagrecedoras e como elas funcionam

Medicamentos injetáveis ajudam na perda de peso, mas só devem ser usados com acompanhamento médico.

Saiba quais são as canetas emagrecedoras e como elas funcionam
Foto: Freepik

As chamadas canetas emagrecedoras são medicamentos injetáveis indicados para auxiliar na perda de peso em casos de obesidade ou sobrepeso. Entre as mais conhecidas estão Ozempic, Wegovy, Mounjaro e Saxenda. Elas atuam no organismo reduzindo o apetite, aumentando a sensação de saciedade e retardando a digestão dos alimentos.

Conforme os especialistas do blog Tua Saúde, esses medicamentos contêm substâncias como semaglutida, liraglutida, tirzepatida, dulaglutida ou exenatida. O uso só é recomendado com prescrição e acompanhamento de um endocrinologista, já que podem causar efeitos colaterais e exigem ajuste de dose ao longo do tratamento.

As canetas atuam principalmente nos hormônios ligados à fome e ao controle do açúcar no sangue.

Confira os principais efeitos que elas têm:

  • • redução do apetite;
  • • aumento da saciedade;
  • • digestão mais lenta, fazendo o alimento permanecer mais tempo no estômago;
  • • melhor controle da glicose e da insulina no organismo.

Ainda segundo o blog Tua Saúde, algumas canetas atuam no hormônio GLP-1, enquanto outras também estimulam o GIP, potencializando a perda de peso. O tratamento deve ser associado a alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

Confira as principais canetas para emagrecer

Ozempic: Contém semaglutida. É aprovado pela Anvisa para diabetes tipo 2, mas pode ser indicado para emagrecimento como uso off-label. Aplicação semanal.

Wegovy: Também à base de semaglutida. Indicado especificamente para obesidade ou sobrepeso, em adultos e adolescentes a partir de 12 anos. Aplicação semanal.

Mounjaro: Contém tirzepatida, que age nos receptores GLP-1 e GIP. Indicado para emagrecimento e para diabetes tipo 2. Aplicação semanal.

Zepbound: Também à base de tirzepatida. Indicado para adultos com obesidade ou sobrepeso associado a outras doenças, como hipertensão ou colesterol alto. Aplicação semanal.

Saxenda: Contém liraglutida. Indicado para pessoas com obesidade ou sobrepeso com doenças associadas. Aplicação diária.

Victoza: Também com liraglutida. Indicado para diabetes tipo 2, mas pode ser usado para emagrecimento em adultos, sob orientação médica. Aplicação diária.

Trulicity: Contém dulaglutida. Indicado para diabetes tipo 2 e pode ser usado para emagrecer em casos específicos. Aplicação semanal.

Byetta: À base de exenatida. Indicado para diabetes tipo 2 e pode auxiliar na perda de peso. Aplicação duas vezes ao dia.

Cuidados e prescrição médica

Todas as canetas emagrecedoras são vendidas apenas com receita médica, válida por 90 dias. A receita fica retida na farmácia.

Os profissionais sempre orientam aos pacientes para tomarem cuidado com as canetas falsificadas, já que muito vão até o Paraguai para comprar por um preço muito menor. Os produtos falsos podem conter bactérias, impurezas, substâncias desconhecidas e concentrações aumentadas ou reduzidas, por exemplo.

  • Entre os cuidados recomendados estão:
  • • acompanhamento regular com endocrinologista;
  • • não aumentar a dose por conta própria;
  • • informar qualquer efeito colateral;
  • • evitar bebidas alcoólicas;
  • • manter boa hidratação;
  • • comunicar o médico em caso de gravidez.

Efeitos colaterais e riscos

Os efeitos mais comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, gases e irritação no local da aplicação. Em casos mais graves, podem ocorrer pancreatite, problemas na vesícula, paralisia do estômago, obstrução intestinal ou reações alérgicas graves.

O uso sem orientação médica aumenta o risco de complicações, interações medicamentosas e efeitos colaterais severos. Por isso, especialistas reforçam que as canetas emagrecedoras só devem ser usadas com indicação, orientação e acompanhamento profissional.

Outra questão de importância para as mulheres que fazem uso da caneta, é a redução da eficácia dos anticoncepcionais orais, aumentando o risco de gravidez.

Isso porque, como diminui o tempo de esvaziamento gástrico, o anticoncepcional oral pode ficar mais tempo no estômago, o que dificulta a absorção dos hormônios da pílula pelo intestino.

Desta forma, é recomendado utilizar preservativo em todas as relações sexuais, além de consultar o ginecologista para avaliar a necessidade de troca da pílula por outros métodos contraceptivos, como DIU ou implante hormonal, por exemplo.

Oeste Mais 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 33º - Mínima 21º
Períodos nublados com chuva fraca

Quinta
Máxima 30º - Mínima 18º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sexta
Máxima 28º - Mínima 18º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 30º - Mínima 17º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 30º - Mínima 17º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.