Uma supercélula, um tipo raro e perigoso de tempestade, provocou a formação de uma nuvem funil no município de Bom Retiro, no Planalto Sul catarinense, entre a tarde e noite de sábado (31). O fenômeno, conhecido por ser um “quase tornado”, foi confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina neste domingo (1°).
Segundo o órgão, a supercélula é como uma tempestade em rotação. Dentro da nuvem, o ar quente e úmido sobe, encontrando ventos mais fortes em altitudes superiores, e isso faz com que se formem ventos giratórios dentro da tempestade.
Em imagens, é possível ver a nuvem funil com uma rotação, mas não tocando o solo. Dessa forma, a Defesa Civil explica que quando o sistema toca o solo, ele é então capaz de provocar danos e, com isso, seria classificado como tornado. Como não foram registrados danos ou marcas provocadas pelo vento, o fenômeno foi classificado como nuvem funil.
A chuva de granizo, antecipada pela Defesa Civil durante a semana causada pela umidade disponível e a presença de uma área de baixa pressão, atingiu municípios de Luiz Alves e Apiúna, no Vale do Itajaí. De acordo com o órgão, foram registradas tempestades severas nestas cidades, com pedras de gelo grandes que chegaram a acumular no solo.
NSC