A aeronave faz parte do Programa Arcanjo, do Governo do Estado, que atua em parceria com o SAMU Aeromédico e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, oferecendo transporte especializado a pacientes que necessitam de atendimento de média e alta complexidade.
“Nós somos uma aeronave que trabalha com vários tipos de missões, mas hoje o nosso carro-chefe é o transporte aeromédico. Já temos números bastante expressivos na base de Joaçaba. Somos a quarta companhia do Batalhão de Operações Aéreas e chegamos próximo de mil horas de voo agora no mês de janeiro. Provavelmente até o final de fevereiro alcançaremos essa marca, com cerca de 350 missões realizadas desde abril de 2024”, destacou.
“Geralmente buscamos o paciente diretamente no leito, com a equipe médica do SAMU Aeromédico, e também o levamos até o leito de destino. É um transporte altamente especializado, com zelo e atenção de toda a equipe, remanejando o paciente conforme a necessidade, seja para atendimento especializado ou para um leito de UTI, sempre de acordo com a gestão do Estado, do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Saúde.”
O serviço aeromédico do Arcanjo 04 tem sido fundamental para garantir respostas rápidas, qualidade no atendimento e esperança a pacientes e familiares em diferentes regiões do estado.
Marcos de Lima / Rádio 103 FM