Notícias

Drone era usado para entregar cartas com ordens criminosas em presídio de SC

Operação da Polícia Civil prendeu 10 pessoas e apreendeu mais de 50 manuscritos ligados a organização criminosa

Drone era usado para entregar cartas com ordens criminosas em presídio de SC
Foto: Salmo Duarte, Arquivo AN

Uma megaoperação da Polícia Civil prendeu 10 pessoas envolvidas com uma organização criminosa e revelou um esquema de envio de cartas por drone em Joinville. As investigações apontam que o equipamento era operado pela esposa de um homem condenado pela morte de um policial.

De acordo com o delegado Murilo Batalha, mais de 50 cartas foram apreendidas com a suspeita. Os manuscritos estavam embalados para transporte e, segundo a polícia, eram utilizados para enviar e receber ordens de dentro do Presídio Regional de Joinville.

Segundo o delegado, o material continha determinações e orientações direcionadas a integrantes da facção, inclusive ordens para execução de pessoas. Parte das cartas seria transportada por drone, enquanto outras poderiam ser levadas escondidas no corpo para evitar fiscalização.

A suspeita confirmou que operava o equipamento, mas a Polícia Civil ainda deve aprofundar as investigações. A perícia no drone e nos celulares apreendidos deve apontar os trajetos e horários das operações.

O companheiro da mulher, apontado como líder do esquema, está preso no Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Ele foi condenado em 2023 por homicídio duplamente qualificado de um policial no bairro João Costa, em Joinville, e é suspeito de comandar mortes de agentes de segurança pública.

A operação foi realizada na manhã de quarta-feira (11) e contou com cerca de 70 policiais de Joinville, Florianópolis e outras cidades. Ao todo, 13 mandados de prisão foram expedidos; 11 foram cumpridos, resultando em 10 presos e um suspeito morto após reagir à abordagem. Outros dois investigados seguem foragidos.

Além das prisões, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Drogas, dinheiro, cartas e o drone utilizado no esquema foram apreendidos.

As investigações tiveram início no ano passado, após um roubo em uma residência na Zona Sul da cidade, onde idosos foram agredidos durante a ação criminosa. A partir desse caso, a polícia identificou a atuação da organização envolvida com tráfico de drogas, roubos e outros crimes.

WH3 com NSC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 30º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 27º - Mínima 20º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 27º - Mínima 21º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 30º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 29º - Mínima 20º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.