Notícias

Dez massacres em escolas parecidos com o caso de Saudades foram evitados pelas Polícias Civis no Brasil

Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública; Confira os casos evitados

Dez massacres em escolas parecidos com o caso de Saudades foram evitados pelas Polícias Civis no Brasil
Foto: Divulgação/Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública auxiliou a evitar ataques de criminosos contra duas escolas do Rio Grande do Norte, no último domingo (15). Com essa ação, chega a dez o número de planos que foram frustrados com uso de informações coletadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e com a colaboração da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations - HSI).

A operação foi executada pelas Polícias Civis dos estados do Rio Grande do Norte e de Goiás. Os levantamentos apontaram que quatro adolescentes planejavam invadir escolas com objetivo de incendiá-las. Os suspeitos haviam até mesmo escolhido roupas que usariam no dia do ataque e planejavam datas para testar materiais explosivos.

Neste caso especificamente, os dois adolescentes eram primos e foram localizados pelos policiais em casa, sendo um deles morador da cidade de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte, e outro de Itumbiara, em Goiás. A comunicação entre os suspeitos era realizada pela internet.

Outros casos

Além desses dois ataques evitados, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também colaborou com as forças policiais estaduais para que sete ameaças semelhantes não fossem concretizadas neste ano.

  • Em 5 de maio, a Polícia Civil do Rio de Janeiro foi acionada após a Secretaria de Operações Integradas identificar que um adolescente da cidade de Cabo Frio divulgava em redes sociais que pretendia invadir um colégio da região.
  • No dia 20 de maio, o Ministério enviou um relatório à Polícia Civil do Distrito Federal sobre uma jovem, de 19 anos, que planejava realizar um atentado. Ela foi detida e liberada após prestar depoimento. A jovem planejava executar o crime com o retorno das aulas presenciais do ano letivo.
  • Na data de 27 de maio, foi a vez dos alunos de escolas de Goiânia-GO serem protegidos em razão dos elementos coletados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente. No celular do suspeito foram encontrados indícios de participação em grupos que planejam atentados à escolas, bem como fazem alusão a grupos extremistas.
  • Um dia depois, foi impedido um ataque a unidades escolares em Minas Gerais, com a apreensão de um adolescente pela Polícia Civil.
  • Em 1º de junho, um adolescente de 16 anos foi apreendido pela Polícia Civil do Paraná, na cidade de Palmas.
  • Ainda na data de 1° de julho, os dados coletados pela Secretaria de Operações Integradas impediram ataques à escola pública de Santa Rita, na Paraíba. Policiais civis realizaram busca e apreensão na casa de um adolescente de 14 anos.

Capacitação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Departamento de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, promoveu um seminário de "Identificação, Análise e Mitigação de Ameaças". A iniciativa apresentou técnicas de prevenção e repressão a ataques em escolas brasileiras para 500 policiais civis das unidades de inteligência e de investigação de todo o país.

Diário Catarinense

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Terça
Máxima 20º - Mínima 6º
Céu limpo

Quarta
Máxima 23º - Mínima 9º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 22º - Mínima 9º
Céu limpo

Sexta
Máxima 23º - Mínima 8º
Céu limpo

Sábado
Máxima 24º - Mínima 11º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.