Um empresário da Rua Sete de Setembro, no bairro Cidade Alta, em São Miguel do Oeste, procurou a reportagem do Grupo WH Comunicações para relatar uma situação que considera preocupante e que pode resultar em acidentes graves ou até mesmo em mortes.
Segundo ele, moradores em situação de rua passaram a utilizar a área lateral de empresas da região para dormir, inclusive embaixo de caminhões-guincho estacionados no local.
De acordo com o relato, a mudança ocorreu após o fechamento do antigo Super Vipi, local onde essas pessoas costumavam permanecer durante a noite. Com isso, parte desse grupo teria migrado para as proximidades da Avenida Willy Barth e da Rua Sete de Setembro.
A principal preocupação dos empresários e motoristas é que os condutores dos veículos pesados não percebam a presença de pessoas sob os caminhões no momento da partida, o que poderia provocar atropelamentos ou acidentes com consequências graves.
O empresário destacou que situações semelhantes já foram registradas em outras regiões do país, algumas delas com vítimas fatais, reforçando a necessidade de atenção para evitar uma tragédia.
Após ser acionada, a Polícia Militar esteve no local, orientou o morador de rua encontrado sob um dos veículos e solicitou que ele deixasse a área, alertando sobre os riscos de permanecer ou dormir em locais utilizados para estacionamento e circulação de caminhões.
O caso também chama atenção para a necessidade de acompanhamento social dessas pessoas, buscando alternativas de acolhimento e proteção, além da prevenção de acidentes que possam colocar em risco tanto os moradores em situação de rua quanto os profissionais que trabalham com veículos pesados na região.
Empresários pedem que motoristas redobrem a atenção antes de movimentar caminhões e máquinas estacionadas, realizando uma verificação ao redor e sob os veículos, especialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.
Marcos de Lima / Rádio 103 FM