A Região Sul terá mudança significativa no tempo a partir desta quarta-feira (19), com a chegada de áreas de instabilidade que devem provocar chuva e temporais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Rio Grande do Sul terá chuva e trovoadas ao longo do dia. As instabilidades avançam para Santa Catarina e também atingem pontos do oeste do Paraná, principalmente entre as regiões de Cascavel e Foz do Iguaçu.
Na madrugada de quinta-feira (20), um novo ciclone extratropical deve se formar próximo à costa do Rio Grande do Sul. O sistema estará associado a uma frente fria e deve reforçar a chuva e os ventos em grande parte da Região Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento podem superar os 80 km/h em alguns pontos. No sul do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva podem ultrapassar 150 milímetros.
Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva deve ganhar força principalmente na quinta-feira, com possibilidade de temporais. No Paraná, as áreas de instabilidade devem atingir principalmente o oeste, sudoeste e sul do estado.
Após a passagem da frente fria, as temperaturas devem cair de forma mais acentuada. Na quinta-feira, as mínimas podem ficar abaixo dos 10°C no sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e em grande parte do interior gaúcho.
Em Curitiba, a mínima prevista é de 15°C, enquanto Porto Alegre também deve registrar cerca de 15°C, com máxima próxima dos 20°C.
Na sexta-feira (21), uma massa de ar polar avança pela Região Sul. A chuva começa a diminuir no Rio Grande do Sul, mas Santa Catarina e Paraná ainda podem registrar chuva e ventos fortes.
Para o fim de semana, a previsão indica frio mais intenso, com possibilidade de geada no sul do Rio Grande do Sul e no sul do Paraná.
