Um possível tornado teria tocado o solo na região de Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina, durante a noite deste domingo (30). A análise foi divulgada pelo meteorologista Piter Scheuer, que acompanha as condições meteorológicas na região.
Segundo o especialista, dados obtidos por radar, incluindo variáveis polarimétricas, velocidade radial e outros parâmetros meteorológicos, apresentam características compatíveis com a ocorrência de um tornado em solo.
Apesar da análise, o fenômeno ainda não foi confirmado oficialmente. Uma avaliação técnica deverá ser realizada para determinar se houve, de fato, a formação de um tornado, além de apontar sua intensidade e o possível trajeto.
A prefeita de Campo Erê, Rozane Moreira, informou que não houve registro de um evento de maior gravidade no município e tranquilizou a população.
Scheuer também considera possível que o fenômeno tenha atingido municípios vizinhos, levando em conta a extensão e a intensidade da tempestade que avançou pela região.
A noite foi marcada por forte instabilidade no Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina, com registros de granizo, chuva intensa e rajadas de vento, além de danos em diferentes localidades.
Em Princesa, por exemplo, diversas residências foram atingidas por uma forte tempestade de granizo. Telhados foram danificados e equipes da Defesa Civil e do Grupo de Gerenciamento de Riscos (GRAC) foram mobilizadas para atender as famílias afetadas.
Até o momento, não há confirmação oficial de tornado na região, nem um levantamento completo dos danos provocados pela tempestade. As autoridades seguem acompanhando a situação e orientam a população a buscar informações em canais oficiais, evitando o compartilhamento de informações ainda não confirmadas.
