A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste promoveu uma homenagem aos trabalhadores e as trabalhadoras do comércio pelo Dia do Comerciário, a ser comemorado no dia 30 de outubro. A moção de aplauso é de autoria de todos os vereadores e foi apresentada durante a sessão ordinária desta terça-feira (26).
Os vereadores apresentaram um histórico da data e da relação de trabalho, destacando que a "organização dos trabalhadores e trabalhadoras é fundamental e dessa forma surgem associações, sindicatos e demais organizações sindicais para fazer a luta de classes, defendendo trabalho decente, salário digno, condições de saúde e segurança nos locais de trabalho, reajustes salariais e cláusulas sociais".
Os autores da moção lembram que a Associação Profissional dos Trabalhadores no Comércio de São Miguel do Oeste foi criada em 29 de abril de 1978. No ano seguinte, foi aprovada pelos trabalhadores a transição para Sindicato dos Empregados no Comércio de São Miguel do Oeste, e a Carta Sindical foi concedida em 12 de dezembro de 1984. O sindicato atende hoje uma base de 35 municípios do Extremo-Oeste.
"São 37 anos de luta desde seu reconhecimento como sindicato. A trajetória dessa entidade sindical é de luta diária para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham vida digna, sejam respeitados em seus espaços de trabalho, além das lutas cotidianas da categoria e também na organização dos trabalhadores visando sua emancipação econômica, social e política", destacam os vereadores.
Na moção, os vereadores também lembram que o sindicato representa os trabalhadores e trabalhadoras do comércio, que neste dia 30 de outubro comemoram o seu dia, instituído pela Lei 12.790/2013, que regulamentou a profissão do comerciário e instituiu o Dia do Comerciário. Como origem da data, os vereadores lembram das condições de trabalho do início do século XX, com jornadas de 12 horas, sem feriados e folgas, e citam que decreto-lei de 1932 garantiu alguns direitos, como a jornada de trabalho de 8 horas e o repouso remunerado aos domingos.
A moção é destinada a Edriane Slaviero, presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio do Extremo-Oeste de Santa Catarina.
Fonte: Ascom/Câmara de Vereadores