Notícias

Moção aprovada na Câmara pede implantação de nova sala cirúrgica no Hospital Regional

Proposta de autoria de Alfredo Spier justifica pedido em razão de fila de espera por procedimentos eletivos. Outras proposições solicitam destinação de agente de saúde e disponibilização de ultrassom morfológico pelo SUS

Moção aprovada na Câmara pede implantação de nova sala cirúrgica no Hospital Regional
Foto: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou uma moção de apelo solicitando a implantação de nova sala cirúrgica junto ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A proposição, de autoria de Alfredo Spier (sem partido), foi defendida durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18). O vereador justifica o pedido em razão da grande quantidade de pessoas que buscam e necessitam atendimento no HRTGB; que o hospital é referência em atendimentos públicos clínicos e cirúrgicos; e que durante a pandemia de Covid-19, a unidade de saúde deu prioridade a pacientes acometidos pela doença.

Em razão disso, Spier ressalta que os demais pacientes, acometidos de outras enfermidades para procedimentos eletivos e que necessitam de cirurgias, estão na fila de espera por longo período, e que a atual estrutura não tem capacidade de atendimento. "A saúde é direito de todos e dever do Estado", que deve garantir "ações que visem o atendimento à saúde de maneira universal e igualitária na realização dos serviços de saúde, proteção e recuperação", aponta o vereador. Por fim, ele afirma que o Governo Estadual deve ofertar serviços de saúde o mais próximo das residências dos usuários.

A moção será enviada ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro; ao diretor do Instituto Santé em São Miguel do Oeste, Rodrigo Lopes; ao presidente da Ameosc, Edilson Miguel Volkweis; e à coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) Extremo-Oeste, Miriane Sartori.

AGENTE DE SAÚDE

Ravier Centenaro (PSD) apresentou indicação solicitando à Administração Municipal que destine um agente comunitário de saúde para atender aos moradores dos loteamentos Colina 1 e Colina 2. O vereador aponta que atualmente os moradores dos dois loteamentos não possuem qualquer assistência desses profissionais, em razão de que a profissional que seria destinada para a atividade assumiu outra função.

"Devido às características dos loteamentos, uma parte da população é atendida pelo ESF do Bairro São Sebastião e outra pelo ESF do Bairro Estrela, fato que causa, ainda, confusão entre os moradores", ressalta Centenaro, informando ainda que mais de 150 famílias residem no local, e muitas delas precisam do acompanhamento de um profissional da área da saúde. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Saúde.

ULTRASSOM MORFOLÓGICO

Maria Tereza Capra (PT) solicita ao Executivo Municipal que disponibilize durante o pré-natal o exame de ultrassom morfológico a todas as gestantes. A vereadora ressalta que esse exame, também conhecido como USG morfológico, é um exame de imagem que permite visualizar o bebê dentro do útero, e estuda detalhadamente a anatomia fetal, além de fornecer maior definição e número de imagens, facilitando a identificação de algumas doenças ou malformações como Síndrome de Down ou cardiopatias congênitas, por exemplo.

A vereadora destaca ainda que o exame geralmente é indicado pelo obstetra no segundo trimestre de gestação, e que nesse exame é possível "observar o crescimento do bebê, o posicionamento e o funcionamento dos órgãos, a localização da placenta e o volume do líquido amniótico. Avalia o crescimento e desenvolvimento do bebê, medindo a cabeça, tórax, abdome e fêmur".

"A ultrassonografia morfológica é, portanto, uma ferramenta preciosa. Quando bem aplicada, permite o conhecimento precoce das condições materno-fetais, e o suporte adequado para uma melhor evolução gestacional, perinatal e pós-natal. Considerando que muitas gestantes não possuem condições financeiras para realizar este exame, desta forma é imprescindível que seja disponibilizado o ultrassom morfológico, durante o segundo trimestre de gestação, pelo Sistema Único de Saúde. Assim garantiremos às nossas gestantes um pré-natal mais efetivo", destaca a autora da indicação, que será enviada ao prefeito e à secretária de Saúde.

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 21º - Mínima 8º
Céu limpo

Terça
Máxima 21º - Mínima 8º
Céu limpo

Quarta
Máxima 22º - Mínima 9º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 21º - Mínima 10º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 22º - Mínima 9º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.