Os governadores dos estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) vão se reunir na próxima segunda-feira (21), em Chapecó, no primeiro encontro do bloco em 2022. Será a primeira vez que o evento vai acontecer fora de uma capital desde a fundação do bloco, há 61 anos.
A reunião será a primeira desde que o governador catarinense, Carlos Moisés, assumiu a presidência da entidade, no fim de 2021. Além de Santa Catarina, o Codesul reúne os estados do Rio Grande do Sul, do governador Eduardo Leite; Paraná, governado por Carlos Massa Ratinho Junior, e Mato Grosso do Sul, de Reinaldo Azambuja.
O evento em Chapecó está marcado para a manhã de segunda-feira, com encontros temáticos. Depois ocorrerá a reunião dos governadores. Os temas a serem debatidos serão infraestrutura e meio ambiente.
No caso da infraestrutura, deverão ser discutidos projetos convergentes entre os quatro estados, tanto no ramo rodoviário quanto no ferroviário. Já na área ambiental, o governo de Santa Catarina pretende apresentar o Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (Simad).
Ascom