Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (22), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições. Os pedidos tratam sobre melhorias em praças e ruas, e providências em relação a esgoto. Confira mais informações a seguir.
Indicação Legislativa 46/2022: de Vanirto Conrad (PDT), sugere a pavimentação asfáltica na Rua 31 de Março, entre as ruas Marcílio Dias e Guanabara. O vereador ressalta que esse é um pedido dos moradores daquela rua, que aguardam pelo asfaltamento, pois a rua apresenta buracos e falhas, oferecendo risco aos motoristas e pedestres. “O investimento em infraestrutura melhora a qualidade de vida de toda a população e, além de gerar desenvolvimento, auxilia na mobilidade urbana”, justifica Conrad. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 54/2022: de Moacir Fiorini (MDB), pede melhorias no trânsito no cruzamento da Rua Sete de Setembro com saída para a Linha Emboaba, em frente ao Colégio Marechal Arthur da Costa e Silva, no Bairro Salete. Segundo Fiorini, o local dá acesso a diversas localidades, como Bairro Sagrado Coração, Cohab e Linha Emboaba. Ele sugere melhorias para tornar o entroncamento mais acessível e seguro. O pedido é destinado ao secretário de Urbanismo e ao presidente do Cotrasmo.
Indicação Legislativa 56/2022: de Paulo Drumm (PSD), solicita ao Executivo Municipal que adquira brinquedos novos e faça a manutenção dos existentes na Praça Walnir Bottaro Daniel. O objetivo é proporcionar mais conforto e segurança, tornando os espaços com melhor comodidade às crianças. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 57/2022: de Paulo Drumm (PSD) e Moacir Fiorini (MDB), solicita ao Executivo Municipal que realize a manutenção da infraestrutura na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. Os vereadores apontam que essa área é utilizada para eventos organizados tanto pelo Poder Público Municipal como por entidades privadas. Eles sugerem manutenções na infraestrutura elétrica, iluminação, hidráulica, pintura, limpeza do local, dentre outras, com o objetivo de dar melhores condições aos eventos realizados. A indicação é destinada ao prefeito.
Indicação Legislativa 58/2022: de Vagner Passos (PSL), solicita ao Executivo que estude a viabilidade de construir uma praça com parquinho na área institucional no Loteamento Locatelli. O vereador lembra que esta é uma solicitação de moradores dessa localidade, que afirmam que a área institucional está abandonada e sem utilidade, e que as crianças da localidade acabam brincando na rua e se expondo a riscos. Conforme Vagner, a construção da praça com parque possibilitará que os moradores usufruam do espaço, além de torná-lo mais bonito. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 59/2022: de Ravier Centenaro (PSD), solicita à Administração Municipal que providencie o asfaltamento e a instalação de iluminação pública na Rua Emílio Giovanaz, no Bairro Agostini. O vereador aponta que este é um pedido recorrente de moradores da região, ressaltando que a rua Emílio Giovanaz é muito utilizada para o escoamento do trânsito. Ele lembra que a falta de iluminação coloca em risco as pessoas que utilizam o local para acessar e sair do Loteamento La Salle e da Unoesc, localizada nas proximidades. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 60/2022: de Carlos Agostini (MDB), solicita ao Executivo que tome providências em relação ao esgoto a céu aberto existente na Rua da Servidão nº 5, entre as ruas Alameda Princesa e Osvaldo João Scherer, no Bairro São Luiz. Conforme o vereador, esta é uma solicitação de moradores e usuários do local, ressaltando que o odor e o escoamento deste esgoto atingem toda a extensão da via e tornam impossível a presença de pessoas no local.
“O risco de contaminação do solo e também das pessoas é iminente, sendo impossível permanecer nas residências em vista da situação preocupante que vem acontecendo. O esgoto a céu aberto atrai animais peçonhentos, mosquitos etc., e contamina ainda as nascentes existentes no local, visto que é composto por água poluída com urina, fezes humanas ou de animais, bactérias e vírus”, destaca Agostini. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Camarasmo