A decisão foi tomada após uma reunião na manhã desta quarta-feira, 05, com a presença do Prefeito, João de Andrade, Secretária da Educação, Tânia Gasperin dos Santos, Secretária de Planejamento, Kelly Figueiró, Assessora Jurídica Ana Paula Beckenkamp e Diretora de Cultura, Francieli Beal. Na oportunidade foram debatidos vários projetos para área da educação e cultura.
Conforme a secretária da educação, Tânia dos Santos, um dos assuntos foi o investimento em segurança nas instituições de ensino. Ela citou o apelo das famílias nesta terça-feira, 05, após a chacina em uma creche em Saudades. A tragédia, que gerou comoção nacional, também trouxe o debate para necessidade de melhorar equipamentos e normas de segurança junto às creches e as escolas para prevenir o acesso de pessoas estranhas.
Ela afirma que são diferentes casos e o investimento vai variar conforme a estrutura. Há possibilidade de instalar câmeras junto aos interfones, para que as equipes tenham a identificação da pessoa antes de ingressar no espaço. Também foram apresentadas sugestões de portões maiores e regras rígidas.
Tânia explicou que os diretores, professores, monitoras e demais funcionários já foram orientados sobre os cuidados redobrados, permitindo acesso apenas de familiares para levar e buscar os alunos e também o fechamento das portas. Lembra que a pandemia já previa uma série de restrições de público.
A partir de agora serão feitos os orçamentos em cada educandário visando a segurança dos espaços públicos e principalmente das pessoas.
Outro assunto levantado na reunião foi sobre a possibilidade de retomada das oficinas culturais e sobre os eventos de aniversário de São José do Cedro que terão que ser repensados, de forma alternativa, para não ocorrer aglomeração. A diretora da pasta, Francieli Beal, destaca que o objetivo é não deixar a data passar em branco e por isso haverá contato com os grupos, entidades e associações locais buscando sugestões.