Em menos de 48 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou as duas maiores apreensões de ouro da sua história. Ao todo, foram confiscados 140 quilos de ouro em barras, avaliados em mais de R$ 80 milhões, nos estados do Pará e de Roraima, ambos integrantes da Amazônia Legal e alvos recorrentes de garimpo ilegal, inclusive em terras indígenas.
Segundo a PRF, o aumento nas apreensões é reflexo do reforço no efetivo policial e na estrutura de combate a crimes ambientais na Região Norte. "O incremento na fiscalização tem sido decisivo para coibir o transporte de ouro ilegal", destacou a PRF.
A primeira apreensão ocorreu na segunda-feira (4), na BR-401, em Boa Vista (RR), onde foram encontrados 104 quilos de ouro em barras dentro de um veículo. Essa é a maior apreensão já registrada pela corporação.
Já na quarta-feira (6), cerca de 40 quilos de ouro maciço foram apreendidos em Altamira, no Pará. O material estava sendo transportado em uma caminhonete ocupada por quatro pessoas: dois adultos, um adolescente e uma criança. Os adultos foram encaminhados à Polícia Federal e os menores, às autoridades competentes. Essa segunda ocorrência representa a segunda maior apreensão de ouro da história da PRF.