O governo do Paraná informou neste sábado (8) que fará uma força-tarefa para reconstruir as casas atingidas pelo tornado neste fim de semana. O anúncio ocorreu no município de Rio Bonito do Iguaçu, localizado a cerca de 400 quilômetros de Curitiba e onde moram cerca de 14 mil pessoas. Os primeiros levantamentos apontam que 90% da cidade foi atingida e cinco pessoas morreram.
Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná, decretou estado de calamidade pública no município e uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para avaliação das residências. Isso deve permitir identificar mais rapidamente as casas que podem ser reformadas e as que precisam ser reconstruídas, bem como dá agilidade à contratação de empresas para os serviços.
O dinheiro para execução das obras deve vir do governo federal, do Fundo Estadual de Calamidade Pública e também de convênios emergenciais firmados pelo estado do Paraná.
Além das casas, escolas foram destruídas na passagem do tornado por Rio Bonito do Iguaçu. O prefeito da cidade, Sezar Augusto Bovino, disse que os três maiores mercados do município também estão fortemente castigados, o que compromete o abastecimento da comunidade. Alojamentos provisórios serão abertos para receber quem não tem para onde ir.
— Organizamos para o Centro de Convivência do Idoso dar atendimento alimentar e o Ginásio do Campo do Bugre vai ser referência da equipe de assistência social para triagem das famílias. Temos equipes vindas de Francisco Beltrão e de Cascavel da Cohapar para auxiliar a entender o tamanho dos estragos e planejar a reconstrução — disse Ratinho Junior.
NSC
