Neste domingo (23), a formação de um ciclone no oceano Atlântico — que deve se consolidar na terça-feira (25) — trará tempestades com queda de granizo para cinco estados. Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro devem ser os mais afetados.
Segundo o Meteored, as tempestades mais intensas são esperadas entre MS, norte do PR e interior de SP entre domingo (23) e segunda-feira (24).
O ciclone deve organizar um corredor de umidade entre a Amazônia e o Atlântico, com chuva volumosa em 11 estados.
Na segunda, o alerta para chuvas extremas vale para a faixa leste entre as costas Sul e Sudeste e para áreas de MG, GO, BA e TO. Na terça, o alerta permanece nesses estados e se estende ao RJ, ES e sul da BA.
A tendência é que as tempestades percam força a partir de terça, mas ainda atinjam áreas do Sudeste e do Nordeste pelo menos até quarta (26).
Enquanto isso, conforme explica a Climatempo, a frente fria que vinha avançando pelo Brasil se afasta do Rio Grande do Sul, mas ainda provoca chuva moderada e trovoadas no nordeste e norte do estado, inclusive no litoral norte. O domingo amanhece instável no Sul e oeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.
No Centro-Oeste, Goiás e Mato Grosso registram chuva desde cedo. No Nordeste, a Bahia mantém chuva forte no sul e no oeste. Em Salvador, a tendência é de diminuição das precipitações. Maranhão e Piauí seguem com instabilidades, enquanto o restante da região tem tempo firme e muito calor.
No Norte, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima permanecem com chuva forte e risco de temporais, indica o Climatempo.
No Pará e em Tocantins, as chuvas se concentram no oeste e no sul. Já no Amapá e no nordeste do Pará, o tempo fica mais firme.
ND+
