Notícias

“DEIXE DE SER ENVERGONHADO”. Este é o principal tema abordado na coluna de ROGER BRUNETTO de hoje

Entre inúmeros outros assuntos, o graduado em Jornalismo e Direto comenta que faz tempo que, em São Miguel, o salário dos popularmente denominados ´pedreiros´ é muito superior a gente com curso superior e várias outras profissões. Além disso, explica o motivo da Gol ter pedido recuperação judicial nos Estados Unidos e não no Brasil. E tem muito mais

“DEIXE DE SER ENVERGONHADO”. Este é o principal tema abordado na coluna de ROGER BRUNETTO de hoje
Foto: Graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto

Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

 

 

DEIXE DE SER ENVERGONHADO I

O medo da vergonha é o receio que dê errado. A pessoa teme se expor e correr o risco de ser alvo de críticas e chacotas. A conclusão é de Rossana Baldan. O comentário que elaborei em relação a situação é baseado no que ela, que é uma das mais reconhecidas terapeutas emocionais do Brasil, disse numa entrevista.

Em síntese a vergonha faz com que a pessoa se exclua, não faça amizades e não se permita a novas experiências. Ela se ´fecha´. Isola-se. E isso é extremante prejudicial, pois perderá várias oportunidades na vida.

DEIXE DE SER ENVERGONHADO II

As pessoas que realmente se importam com você e que de fato estão interessadas na sua felicidade não preenchem os dedos de uma mão. É com essas raras pessoas que é prudente se preocupar.

O que os outros vão comentar não importa, pois de um jeito ou outro vão confabular. Se fizer algo é por que quer aparecer. Se não fizer é por que é preguiçoso. Se iniciar um empreendimento é por que é ganancioso. Do contrário é por que não quer nada com a vida. Então, de qualquer forma, vão falar. Bem ou mal.

DEIXE DE SER ENVERGONHADO III

Nem Jesus Cristo agradou a todos. Sendo assim, já que, independente disso ou daquilo, vão haver julgamentos favoráveis e desfavoráveis, deixem as pessoas falando e faça o que lhe deixa feliz.

Até por que as pessoas que você teme que lhe critiquem ou tirem sarro por algo que proceda não pagam suas contas. Então, qual a obrigação em agradá-las?

Por que deixar gente que não se importa em sua prosperidade lhe privar de fazer algo que almeja e que lhe fará bem? Então, vai e faz. Simples, assim.

PENSO ASSIM

Desconheço a fórmula da felicidade. Mas a da infelicidade é mudar para agradar os outros.

Muitos são corteses com todos, menos com eles próprios.

COMPOSTURA NULA

Classifico a postura de alguns jovens homens solteiros de São Miguel de “jacus metidos a ingleses”.

A situação é tão evidenciada que me questiono, às vezes, se realmente são provincianos ou o comportamento inelegante é proposital.

No caso de prevalecer a segunda opção, obrigo-me a parabenizá-los pelo alto grau na habilidade do fingimento.

FIQUE ESPERTO

Há dois tipos de “pessoas baratas” que devemos manter distância: As que disseminam fofocas e as que lhes emprestam ouvidos.

FÁTIMA BERNARDES SERÁ DEMITIDA DA GLOBO

São fortes os rumores que a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes será demitida da Rede Globo. Isso deve ocorrer no mais tardar até abril.

O desligamento deve acontecer por que, além do elevado salário, a emissora não tem um projeto para ela depois de sua participação nos programas ‘Encontro’ e ‘The Voice’, assim como no ‘A Gente’, exibido pela GNT, mas que passaria para a Globo, em canal aberto, mas a direção voltou atrás e isso não se concretizará.

Comenta-se, nos bastidores, que caberá à Fátima apresentar um novo projeto A proposta, obviamente, será analisada pela direção da emissora. Se aprovada, ela continuará com o emprego. Do contrário será demitida. E isso, supostamente, deve ser o mais provável.

 

Katiana Camargo e Rodrigo Eskudlark. Ele festeja idade nova nesta quinta. Trata-se de um grande camarada

A REALIDADE NO MOMENTO É ESTA I

Faz tempo que o segmento da construção civil está aquecido em São Miguel. Já comentei dos belos prédios e enalteci os empresários do setor.

Mas o que quero abordar é que falta mão de obra. E isso se arrasta há anos. E aí entra a lei de oferta e procura. E, claro, o fazer bem feito.

O atual cenário faz com que a remuneração dos denominados pedreiros seja considerável. Muitos têm carros modernos. São donos das residências que moram. E não se trata de uma casa qualquer. Folgam aos sábados, domingos e feriados. E estão bem estruturados financeiramente. Alguns possuem somente o ensino médio. Mas são exímios no que fazem num setor que está em alta.

A REALIDADE NO MOMENTO É ESTA II

Por outro lado, sei de pessoas com curso superior e pós-graduadas - algumas com mais de uma - disputando vaga de emprego que exige apenas o ensino fundamental. E nem é na área de sua formação acadêmica.

O meio de locomoção é um modesto carro que há tempos deixou de ser produzido, penando para pagar o aluguel de uma singela casa onde mora. E se não fosse o salário do cônjuge, para complementar o rendimento familiar, e, em alguns casos, até dos filhos, a coisa seria muito pior.

E me atenho apenas a construção civil. Poderia mencionar outros setores.

É a fase. É a escolha. É a sorte. É o azar. É o mercado saturado. É isso. É aquilo. Mas, sobretudo, é a atual realidade.

A REALIDADE NO MOMENTO É ESTA III

De forma alguma estou desmerecendo o ensino superior, do qual sou ferrenho defensor. Tanto é que sou graduado em Jornalismo e Direito e, em breve, iniciarei um curso on-line visando desempenhar uma profissão que não está ligada a nenhum dos meus dois cursos superiores.

Na verdade, o diploma comprava a graduação. Mas o que vale, independe de qualquer profissão, é o desempenho.

Demore o quanto for na escolha, mas depois de decidido não recue e supere seus limites para se tornar excelência naquilo que se propôs a exercer. Sempre agindo com ética, honestidade, hombridade e humildade.

Não se compare, não critique, não inveje, não se revolte e jamais seja como os que não seguem esses e outros virtuosos princípios, são mediados e têm muito mais dinheiro. Esta é uma atribuição do TEMPO.

PARA ACRESCENTAR

Quando surgir a chance de trabalhar em uma função que não seja da sua área, mas que tenha vontade, afinidade e queira de verdade, sendo que no início terá amparo dos profissionais do setor para aprender, agarre firme, agradeça a oportunidade e se jogue de corpo e alma.

Mas nunca fique só pedindo auxílio dos colegas para aprender. Pesquise tudo que puder sobre a nova função. A internet é uma grande aliada. Adquira livros específicos sobre o assunto. Frequente um curso da área, seja presencial ou online.

E não desmereça a sua especialização. Preferencialmente continue a exercendo de alguma maneira. E com maestria. E se tiver mais que uma e ficar complicado de atuar fique por dentro de tudo que a envolva. Assim, terá mais uma profissão, sem contar que agregará muito na sua bagagem de conhecimento.

HORA DE PLANTAR

Quando se está no caso que citei acima, iniciando uma nova profissão, ou começando um projeto, lembre-se que no início é a época do plantio. Ou seja: Agora e por um determinado tempo não pense em lucro, mas, sim, no investimento. Inclusive, muito provavelmente, seu rendimento financeiro irá diminuir.

Mas, como comentei na semana passada sobre hábitos para enriquecer, os melhores resultados são obtidos a longo prazo.

Para fechar: Esteja ciente que escolhas implicam em recusas, mudanças na rotina, desvencilhar-se de hábitos, cortar gastos e até, em certos casos, afastar-se de determinadas amizades, lugares, entre outras situações.

PRESTA ATENÇÃO

Poucos irão lhe ouvir. Dos poucos que ouvirem, menos ainda entenderão. Entender não significa acreditar.

Dos poucos que acreditarem, a maioria não saberá o que fazer. E entre os que souberem, quantos realmente irão fazer?

Os raros que fizerem, não precisarão mais lhe ouvir.

MERECEDORES DE “APLAUSOS”

Os burlescos, independe do extrato bancário, devem ser enaltecidos. É que, por meio do ridículo, protagonizam situações bizarras. Suas atitudes são risíveis. E rir é bom. É saudável.

Portanto, jamais devemos satirizá-los, criticá-los e censurá-los, mas, sim, cumprimentá-los pela alegria que nos proporcionam.

CINE PEPERI

O Cine Peperi foi inaugurado em setembro de 2010 e até hoje segue sendo referência em Santa Catarina e até no Sul do país.

Além de exibir filmes no dia de seus lançamentos a nível nacional, sua estrutura física, luxo, espaço, atendimento e outras questões fazem com que muita gente de outras cidades, várias, inclusive, bem maiores que a nossa, cite São Miguel por causa do nosso cinema.

ACISMO

A Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo) publicou edital de convocação dos associados para assembleia geral ordinária que será realizada no dia 29 de fevereiro, a partir das 17h.

Na oportunidade, os associados vão discutir e julgar o relatório e as contas do Conselho Diretor, além do parecer do Conselho Consultivo referente a gestão 2022/2024. Na pauta, também está a eleição do novo Conselho Diretor para a gestão 2024/2026.

Em outra convocação, para o mesmo dia, a Acismo também convocou seus associados para deliberarem sobre uma alteração estatutária.

Segundo o presidente da entidade, Daniel de Souza, é esperado um grande número de associados. “Convidamos a todos que estão em pleno gozo de seus direitos para participarem da Assembleia, demonstrando a força do associativismo e a força da classe empresarial do nosso município”, comentou.

De acordo com a convocação, os associados também farão a eleição da nova diretoria da Acismo para a gestão 2024/2026. As informações para os interessados em concorrer poderão ser buscadas junto à entidade.

*Fonte e Texto: Jornalista Júlio Tiezerini.

A RAZÃO DA GOL RECORRER À JUSTIÇA DOS EUA E NÃO A DO BRASIL I

O motivo da Gol ter pedido recuperação judicial nos Estados Unidos é por que a lei brasileira prevê, segundo o analista Rob Correa, que os contratos de arrendamentos de aviões ficam de fora.

O problema é que a principal “fonte de peso” do endividamento da Gol é justamente os arrendamentos das aeronaves. Já a lei americana protege a empresa nesse tipo de situação.

Poucos sabem, mas os aviões não são das companhias áreas. São locados. Ou seja: a Gol, a exemplo das outras companhias aéreas, no caso Latam e Azul, alugou as aeronaves e paga mensamente determinado valor às empresas proprietárias independente se estão paradas ou em voo. A Gol tem uma frota padronizada de 147 aviões Boeing 737.

A RAZÃO DA GOL RECORRER À JUSTIÇA DOS EUA E NÃO A DO BRASIL II

Mesmo a maior parte da dívida ser com os donos dos aviões, todos estrangeiros, pela Justiça Americana, ao contrário da brasileira, eles não poderão requerer a devolução.

A companhia área só conseguiu recorrer na “terra do tio sã” pois mantém relações com os norte-americanos, através de suas rotas comerciais entre Brasil e EUA.

Com isso, os voos e outros serviços e o programa de milhas seguirão normais. Nada será afetado.

Importante destacar que a Gol emprega 41 mil funcionários. Com a decisão, ninguém será demitido.

Em tempo: A Latam e Azul também estão ‘mal das pernas’. Não se surpreendam se ambas também pedirem recuperação judicial.

SETOR COMPLIADO E CURIOSIDADES

O segmento de aviação no Brasil sempre foi complicado. Os mais ‘idosos’ se lembram da Transbrasil, que, para quem não sabe, foi criada pelo fundador da Sadia, o Atílio Fontana. A princípio era para transportar os produtos, mantendo-os refrigerados, industrializados em Concórdia, para as regiões Sudeste e Centro Oeste do país.

Na época, nos anos 1970 e 1980, era complicado transportar com caminhões e carretas. Nem existia carroceria câmera fria. As viagens eram longas e cansativas aos motoristas. Este também foi um dos motivos de Atílio tomar a decisão. Ele pensava muito no bem-estar dos funcionários (escrevi, dias atrás, e repito: De todas as biografias que li, e foram inúmeras, a dele foi a segunda melhor).

A coisa vingou e a empresa começou a operar voos comerciais. Isso até abril de 2002, quando faliu.

A Vasp - Viação Aérea São Paulo -, quebrou em setembro de 2008. E a poderosa Varig - Viação Aérea Rio-Grandense -, depois de várias tentativas, teve a falência decretada em agosto de 2010.

DE OUTROS CARNAVAIS COM AS “MESMAS” FANTASIAS

Parafraseando Zé Ramalho: “Quantos aqui ouvem os olhos ERAM DE FÉ. Quantos elementos amam AQUELA MULHER. Quantos homens eram INVERNO, outros VERÃO. OUTONOS caindo seco no solo da MINHA MÃO”.
*Dedicada à rio-grandense K.C.S.

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Dois risquinhos na sobrancelha é de boa, mas tem algumas que fazem um código de barras.

HÁ DEZ ANOS

A vereadora e ex-secretária da Cultura, Maria Tereza Capra, lamenta profundamente o cancelamento do Carnaval de Rua em São Miguel. Para ela, o Carnaval estava consolidado e vinha ganhando força tornando-se, inclusive, referência na região.

“No primeiro ano de governo é até admissível ter um evento menor e justificar a falta de tempo. Porém, o governo está no seu segundo ano e o Carnaval é uma festa pré-agendada onde todos sabem a data de realização e há tempo suficiente para calcular custos, estruturas, enfim, organizá-lo”, disse.

No entender da vereadora, o baile de Carnaval nos clubes tem de ser uma opção a mais e não substituir a grandiosidade do Carnaval de Rua que é uma festa tipicamente popular com toda a sua magia e participação massiva da população.

“A decisão do cancelamento das duas grandes festas de São Miguel (a outra é o Motocão) faz com que tenhamos um retrocesso no turismo e na cultura do município”, criticou, acrescentando que a expectativa dos foliões e dos blocos era de fazer com que o Carnaval de São Miguel chegasse ao nível do de Itá e Joaçaba.

THE END

“A multidão está cheia de heróis sustentando a marca de seus objetivos vazios”. Parte da letra de ‘Bad Medicine Waltz’ - The Cult.

 

Por Roger Brunetto

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Dólar Americano/Real Brasileiro

R$ 5,19

Dólar Americano/Real Brasileiro Turismo

R$ 5,37

Dólar Canadense/Real Brasileiro

R$ 3,77

Libra Esterlina/Real Brasileiro

R$ 6,46

Peso Argentino/Real Brasileiro

R$ 0,01

Bitcoin/Real Brasileiro

R$ 336.800,00

Litecoin/Real Brasileiro

R$ 412,33

Euro/Real Brasileiro

R$ 5,52

Clima

Segunda
Máxima 25º - Mínima 20º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 24º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 22º - Mínima 13º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 22º - Mínima 10º
Céu limpo

Sexta
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.