Mais de três mil estudantes do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental, de 75 escolas da região Extremo-Oeste de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná, participaram do Unoesc Day da Unoesc São Miguel do Oeste nos dias 19 e 20 de outubro. Nos dois dias, a Universidade abriu suas portas para estudantes e a comunidade explorarem o universo acadêmico, conhecerem a estrutura e conhecerem as oportunidades, não só da instituição, mas também de diversas entidades parceiras, como as forças de segurança e escolas de idiomas.

O Vice-Reitor da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Vitor Carlos D’Agostini, destacou que o propósito do Unoesc Day foi criar uma ponte entre a universidade e entidades externas, aproximando-as dos estudantes da região.

— Esta é a oportunidade de darmos uma perspectiva para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio com relação à futura profissão e também com relação aos Cursos de Ensino Superior. O objetivo foi mostrar as oportunidades em termos de aprendizagem da Unoesc São Miguel do Oeste, de Maravilha, Pinhalzinho e São José do Cedro. Desta forma, os estudantes têm mais elementos para tomar decisões no que eles, efetivamente, pretendem cursar futuramente. E também para aqueles que não tinham ideia de fazer um curso de nível superior, foi uma oportunidade de verem as potencialidades que existem dentro da Universidade — reforça D’Agostini.

No Extremo-Oeste, a Unoesc oferta mais de 20 Cursos presenciais, além da Unoesc Virtual, que oferta 17 Cursos a distância.

— Quando a Unoesc lança um Curso, ela tem uma preocupação muito grande com o mercado de trabalho.  Então, todos os Cursos aqui ofertados oferecem ao futuro profissional um espaço no mercado de trabalho, onde ele vai poder trabalhar na sua área de formação. Nós não abrimos um curso ao acaso, muito pelo contrário, buscamos Cursos que atendam às necessidades da nossa região, da nossa comunidade, até em função de que queremos que esse jovem permaneça aqui na região depois de formado — enfatiza o Vice-Reitor.

Quem visitou o Unoesc Day pode conhecer o Colégio Unoesc de Educação Inovadora, que possui uma dinâmica totalmente diferenciada, pois utiliza toda a estrutura da Universidade.

— Somos a primeira instituição aqui em São Miguel do Oeste que ofereceu, desde o início, desde o primeiro ano, o novo ensino médio e com um custo menor do que os concorrentes do mercado. Então, isso também é um facilitador, além da possibilidade de bolsas de estudos. E existe outra vantagem: o aluno que cursa o Ensino Médio na sua integralidade na Unoesc, posteriormente, se ele fizer um Curso de Ensino Superior aqui, terá um abatimento no valor da mensalidade — enaltece D’Agostini.

Para o diretor de Ensino da Universidade e Diretor do Colégio Unoesc, professor Eduardo Ottobelli Chielle, o Unoesc Day foi um evento de grande sucesso que contribuiu muito para os estudantes do ensino médio e também para a comunidade regional.

— Através do Unoesc Day os visitantes tiveram a oportunidade de adentrar na Universidade e conhecer tanto a estrutura de laboratórios, de clínicas, conversar com professores, coordenadores de Curso e estudantes que já frequentam, conhecer matrizes curriculares, enfim, conhecer as profissões, os Cursos que nós ofertamos aqui na Unoesc — reforça Chielle.

O Unoesc Day já é um evento consolidando e a cada ano recebe mais visitantes.

— A ação tem ganhado força e, consequentemente, tem contribuído enormemente para que os alunos do Ensino Médio consigam conhecer os Cursos, vislumbrar as profissões e decidir então o seu futuro profissional. E para nós, foi uma grande satisfação receber a cada um dos estudantes, professores, a cada uma das escolas que vieram fazer parte, que participaram em um turno, que participaram o dia todo das atividades. Estamos lisonjeados com a presença de todos e já reforçamos o convite para a edição o ano que vem, nos dias 24 e 25 de outubro, que com certeza será grandioso novamente e terá ainda mais atrações para o público — celebra Chielle.

Durante o evento, também foram fornecidas informações sobre bolsas de estudo, programa Universidade Gratuita e oportunidades de intercâmbio. Uma das novidades para 2024, na Unoesc São Miguel do Oeste, é o Curso de Mestrado profissional em Administração, que as inscrições iniciam já no próximo mês.

Para aqueles que não puderam participar do Unoesc Day, o diretor de Ensino orienta para que agendem uma visita pelo WhatsApp (49) 9 8403 7690 para conhecer mais sobre os Cursos, oportunidades e a estrutura que a Unoesc oferece.

Últimos cadastros