A cerimônia oficial de abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) 2025 foi realizada nesta quinta-feira (26), no Parque Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste. O evento reuniu autoridades locais e regionais, representantes da Fesporte, delegações de atletas, familiares e a comunidade em geral.
Durante seu discurso, o prefeito Edenilson Zanardi destacou a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes e afirmou que o município está de portas abertas para acolher os atletas de todo o estado. Na ocasião, o prefeito também oficializou, junto à Fesporte, o pedido para que São Miguel do Oeste sedie os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI) em 2026.
Desde o dia 20 de junho, a cidade recebe cerca de 4 mil participantes, entre estudantes, professores e equipes de apoio, vindos de todas as regiões de Santa Catarina. As primeiras disputas envolveram modalidades individuais como atletismo, ciclismo, judô, badminton, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e tiro com arco.
A partir desta sexta-feira (27), começam as competições das modalidades coletivas, que incluem basquete, futsal, handebol, ginástica rítmica, luta olímpica e voleibol, nos naipes masculino e feminino. Os jogos serão realizados em diferentes espaços da cidade e região, como escolas, ginásios e centros esportivos.
As delegações estão alojadas em escolas municipais e estaduais, com refeições servidas no Parque Rineu Gransotto. O Centro de Coordenação do Evento (CCO) funciona na EMEIF Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Organizada pela Fesporte, com apoio da Prefeitura de São Miguel do Oeste, a etapa estadual dos JESC também movimenta a economia local e mobiliza dezenas de servidores públicos, voluntários e profissionais de diferentes áreas. As finais estão previstas para a próxima segunda-feira (30), quando serão conhecidos os campeões estaduais que representarão Santa Catarina nas competições nacionais.