O setembro amarelo é um mês dedicado à prevenção ao suicídio. Pensando no bem-estar e levar informações corretas a sociedade a equipe do NASF de São José do Cedro, levou até as escolas atividades que envolvem esta temática.
De acordo com a Psicóloga, Micheli Seffrin no dia de ontem, 28, foi realizado o encerramento das atividades do setembro amarelo na escola Cebem. Os alunos participaram de palestra com dinâmicas a respeito do papel das emoções no dia a dia, bullying, relações familiares e como isso interfere no desenvolvimento de doenças mentais.
Também no dia 27, os jovens da Casa Familiar participaram de uma roda de conversa com dinâmicas pertinentes ao assunto.
A conclusão da equipe Nasf que realizou as atividades sobre o setembro amarelo são de que as pessoas apresentam bastante dificuldade em falar sobre seus sentimentos, pois ainda há muito preconceito em relação as doenças mentais. Percebe-se que o nível de ansiedade entre as mulheres é grande e os homens são mais introvertidos, sofrendo calados. A população ainda faz uso descontrolado de medicamentos e muitas vezes não sabem os seus efeitos, mas aos poucos tem buscado outras formas de tratamento, como psicólogos ou outras práticas.
Nas atividades dentro das escolas sobressaiu a dificuldade de diálogo entre pais e filhos, carência afetiva de vínculos entre estes desestrutura familiar e uso de bebida alcoólica. A união de alguns destes fatores influenciam na saúde mental podendo levar as pessoas ao adoecimento psicológico e por vezes ao suicídio.
Ascom