Confirmada a ocorrência de uma microexplosão no último domingo (29) no município de Abelardo Luz. O meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, afirmou que as tempestades severas associadas aos danos em infraestrutura, como destelhamento, quedas de árvores e a interrupção do fornecimento de energia elétrica, foram provocadas pelo fenômeno.
::::Tempestade deixa rastro de estragos no Oeste de SC e fenômeno é investigado::::
Cerca de 30 casas foram atingidas em Abelardo Luz, no Oeste do Estado, mas não houve vítimas. Os temporais foram provocados por áreas de baixa pressão, calor e disponibilidade de umidade, que atingiram a região do Grande Oeste catarinense.
Em Novo Horizontino, no Oeste, foram registrados ventos de até 60 km/h, entre às 15h e às 16h, mas segundo dados do Radar Meteorológico de Chapecó as rajadas podem ter sido pontualmente ainda mais intensas. Em Abelardo Luz não há estação meteorológica, mas a estimativa é de ventos ainda mais fortes.
Segundo o meteorologista, uma microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no su interior. Por conta disso, a água cai de uma vez e isso causa uma forte corrente de vento para baixo.