Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
VERDADE (ATÉ QUE PONTO?) I
A busca por um resgate discursivo das pretensões de verdade leva à construção de um entendimento que é aceito racionalmente ao invés de garantir a plena veracidade.
Ao explorar e articular argumentos, muitos conseguem gerar um consenso que parece lógico e aceitável, sem, no entanto, assegurar que se reflete numa absoluta verdade.
VERDADE (ATÉ QUE PONTO?) II
Isso nos revela que, muitas vezes, o que chamamos de “verdadeiro” pode ser mais uma questão de aceitação coletiva e raciocínio coerente do que uma realidade indiscutível.
Sendo assim, a discussão e a argumentação se tornam ferramentas essenciais na formação de um pensamento que, embora possa ser considerado racionalmente aceitável, ainda flutua na incerteza se é realmente verídico.
PARAGUAI ULTRAPASSA BRASIL
A classificação de crédito do Paraguai foi elevada para grau de investimento pela Moody’s Ratings, com elevação da pontuação de Ba1 para Baa3.
Com a classificação, o Paraguai ficou acima do patamar atual do Brasil, que tem uma pontuação Ba2, ficando dois níveis abaixo do grau de investimento.
ESCREVAM O QUE EU DIGO
A guerra entre Rússia e Ucrânia só vai terminar com a eleição de Trump - que é certo que vencerá.
AGNÓSTICO, TEÍSTA E ATEÍSTA
Agnóstico é aquele que considera os fenômenos sobrenaturais inacessíveis à compreensão humana. Um agnóstico pode ser teísta ou ateísta.
Teísta: admite que não tem conhecimento que comprove a existência de Deus, mas acredita que Deus existe ou admite a possibilidade de que pode existir.
Ateísta: também admite não possuir conhecimento que comprove a não existência de Deus, mas não acredita na possibilidade que Deus exista.
PENSO ASSIM
Ter opiniões sem conhecimento não é tanto um sinal de estupidez como uma evidência de não usar o próprio cérebro.
“A CRITÉRIO DO DESTINO”
Quem sabe ‘Getting Away With It’ – James (baita som) ainda poderá ser a nossa música. “Como era pra ser”. Talvez a “falha” tenha sido ter apostado na alegria.
PARA QUEM SABE DO CASO
Recorro a um provérbio capiau (de Guimarães Rosa) sobre um caso ocorrido no último sábado. “Sapo não pula por boniteza, mas, porém, por precisão”.
INCOMPREENSÍVEL
Certas coisas, no Brasil, não têm nenhuma resposta decente.
Nosso país tem uma costa marinha gigantesca, milhares de rios, mas para comer peixe paga-se caro.
Temos as maiores jazidas de minério de ferro do mundo, mas o aço custa um absurdo.
Produzimos a energia elétrica de forma mais barata possível, a hidrelétrica, mas a conta que pagamos por ela é escorchante.
Temos madeira para dar em doidos do mundo inteiro, mas vai comprar umas ripas e constate a exorbitância dos preços.
Vivemos num país de sangues sugas que vampirizam sua população sem cessar.
BOA
“ANTES ‘À TARDE’ DO QUE NUNCA”. *Anúncio de motel no Rio de Janeiro.
SITUAÇÃO MAIS DO QUE PREOCUPANTE
A quantidade de gente que recebe um cheque do Governo Federal por mês é de 111 milhões de pessoas. A massa que trabalha não consegue bancar os pagamentos para quem não trabalha.
Ainda há uma ‘casta’ de servidores públicos que recebem salários exorbitantes.
O QUE PENSO SOBRE O SILÊNCIO
O silêncio, como um bloco de mármore não esculpido, ultrapassa o tempo e o espaço. É o vácuo onde a sabedoria ancestral se manifesta. Como um eco sutil que reverbera através das eras.
Da mesma maneira que o escultor esculpe o mármore para revelar sua forma oculta, o silêncio nos convida a sondar o nosso eu. Tipo descobrir os contornos da alma e desvendar os segredos que habitam em nosso âmago.
EFEITOS DA DESIGUALDADE SOCIAL
A desigualdade social vai além da simples disparidade financeira. Ela expressa diferenças profundas no acesso a uma educação de qualidade, serviços de saúde adequados, habitação digna e oportunidades laborais.
Sua continuidade é sustentada por estruturas que priorizam a concentração de riqueza em detrimento do bem-estar da sociedade como um todo.
Ademais, preconceitos e discriminações relacionados a raça, gênero, etnia e outras características de identidade exacerbam essa realidade. E isso contribuiu para a marginalização de grupos vulneráveis.
“LEMA”
O crime das flores mortas no chão. As DORES de quem estendeu a mão. A alegria de quem as pegou. RESPEITO à nossa interpretação. O MEDO dos gritos da multidão. A lágrima dos ANJOS que nos protegem. Sentimentos necessários à nossa EVOLUÇÃO.
INDÍCIOS QUE UMA PESSOA NÃO ESTÁ BEM
-Andar de bicicleta pelado
- Bater palmas para o sol
- Fazer check-in em cemitério
- Ser fã do Ciro
- Abraçar uma sequoia
- Comentar novela
- Dançar funk
SETE DÉCADAS PARA CONSTATAR O ÓBVIO
Dias atrás assisti um vídeo de uma pesquisa sobre felicidade. Fiquei impressionado com o tempo que gastaram para chegar a resultados tão óbvios.
Depois de mais de 70 anos - e milhares de entrevistas - concluíram que a qualidade dos relacionamentos, conjugais ou não, é o que torna as pessoas mais felizes.
A outra obviedade parida pelas sete décadas de investigações foi “que é impossível ser feliz o tempo todo”. Coisa que até o louro José sabe.
Também abordaram, de forma tímida, a correlação entre QI e felicidade. É claro que os mais sabidos não se saíram muito bem no quesito alegria.
Ao fim, pensei assim: Pô! Bastariam poucas horas e meia dúzia de bate-papos para afirmar as mesmíssimas coisas. Pesquisa fácil, fácil, e os caras complicam tudo. Devem ser pessoas meio tristes.
DIA DOS PAIS
Ser pai é como ser o capitão de um navio. Navegando os mares da vida com coragem e determinação. É sentir o vento nos cabelos e o sal no rosto, enquanto conduz a tripulação com amor e sabedoria. É ser o farol que guia os passos dos filhos, mesmo quando as águas estão agitadas e o horizonte parece incerto. É a mão estendida para ajudar a levantar após cada queda. É o sorriso que ilumina os dias mais sombrios.
É plantar sementes de esperança no solo fértil do coração dos pequenos, regando com paciência e carinho. É ver essas sementes crescerem, transformando-se em árvores frondosas que oferecem sombra e abrigo.
É também ser o escultor, moldando o barro da infância em formas de caráter e valores. É esculpir com amor e dedicação, sabendo que cada traço deixará uma marca eterna na alma daqueles que chamam de pai.
A grandeza de ser pai também reside na simplicidade dos gestos cotidianos: no abraço apertado antes de dormir, nas histórias contadas ao pé da cama, nas risadas compartilhadas e até durante um passeio no parque.
Com essas mal traçadas linhas desejo um feliz Dia dos Pais – incluindo para aqueles que não estão mais entre nós.
É neste sábado, 10, no Dazzler Pub, junto ao requintado, Gran Nobile, a partir das 21h30, a apresentação de Guto Loureiro. Ele é considerado o melhor Dj de flashback do Brasil. No repertório só as clássicas dos anos 1970; 1980 e 1990. Mixagens exclusivas. Agito tem todos os ingredientes para ser uma super balada. Primeiro e segundo lotes dos ingressos esgotados. Informações: 9 9903 1588
A SOLIDÃO DO DUTRA – meu grande amigo de Carazinho
Sou sozinho. Por opção. Gosto do inverso. Admiro a escuridão.
Ser só é meu carma. A solidão é o calmante da minha alma.
Estou lá. Sem ninguém. Disponho de paz, o que muitos não têm.
Não me analise. Por favor: sem interrogação. Sou pura indecisão.
Meus pensamentos são como o vento. Sou imprevisível. Admito e não lamento.
Admiro o homem só. Ele é certo. Quero ser como ele. Um dia serei, decerto.
PARAFRASEANDO HUMBERTO GESSINGER
“Se você sofresse tanto quanto eu sofro com a solidão. Se você soubesse o quanto eu preciso da solidão. Não me pediria pra repetir gestos banais iguais aos que eu não fiz”.
NAS ENTRELINHAS
Pessoas, mesmo as mais qualificadas, que só falam sobre si mesmas costumam ser insuportáveis. E há muita gente que apresenta esse comportamento.
Entretanto, em certas situações, isso pode servir como uma espécie de ‘disfarce’. Os mais sagazes percebem.
E, neste sentido, trago à tona Nietzsche: “Falar muito de si mesmo pode ser também um modo de se esconder”.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Malandra é a mulher do Saci que sabe que se levar um pé na bunda quem se dana primeiro é ele.
HÁ DEZ ANOS
Começou a atuar em São Miguel o cirurgião-dentista Dr. Roger Alencar Bosa (CRO/SC 12155). Ele é especialista em implantodontia. Graduou-se pela Univali. Realizou a especialização no conceituado Instituo de Pós-Graduação e Biopesquisas (Thum), em Joinville. É natural de Frederico Westphalen. Sua atuação profissional, além da implantodontia, é em cirurgias e enxertos ósseos. Contatos: 3622-5111 ou pelo 8867-6296.
Ele atende no Centro Clínico Casa Vitta, junto a Odontologia Menegon, do Dr. Everton Menegon (CRO/SC 6965), cuja especialidade é em implantes dentários, próteses dentárias, tratamento de canal, estética dental e reabilitação oral.
O SOM
“Escuridão engolindo ilhas de luz. Cicatrizando o céu e manchando a noite. Momentos estão se afogando em mantras de chuva. Sorrindo sem sorrir”. Parte da letra de ‘Smiling Not Smiling’ - Porcupine Tree.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
SINOPSE
Divertida Mente 2 marca a sequência da famosa história de Riley (Kaitlyn Dias). Com um salto temporal, a garota agora se encontra mais velha, passando pela tão temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. As já conhecidas, Alegria (Amy Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Raiva, Medo (Tony Hale) e Nojinho (Liza Lapira), que há muito tempo administram uma operação bem-sucedida, não têm certeza de como se sentir quando novos inquilinos chegam ao local, sendo um deles a tão temida Ansiedade (Maya Hawke).
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 96 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Pixar Filmes
Elenco: Kensington Tallman, Amy Poehler, Phyllis Smith
Deadpool & Wolverine
SINOPSE
Deadpool & Wolverine reúne o icônico mercenário tagarela Wade Wilson (Ryan Reynolds) e o poderoso mutante Wolverine (Hugh Jackman) em uma aventura explosiva, escrita e produzida pelos mesmos talentos por trás de Deadpool (2016) e Deadpool 2 (2018).
FICHA TÉCNICA
Classificação: 17
Duração: 127 minutos
Gênero: Ação
Companhia: Marvel
Elenco: Ryan Reynolds, Hugh Jackman, Emma Corrin
Por Roger Brunetto