
CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO E SUS I
De dez drogados enviados pelo SUS a clínicas de reabilitação para deixar do vício no mínimo oito tem recaída no dia da alta.
Dois não recaem por que não conseguiram roubar para comprar drogas.
CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO E SUS II
Eu não estou baseado em nenhuma estatística. Estou fundamentado em leituras e reportagens e na realidade.
A culpa das recaídas não é dos profissionais das clinicas. São dos drogados, com raríssimas exceções, que ficam apenas 30 dias internados, comendo quatro refeições ao dia, tendo as roupas lavadas, dormindo. Sem pagar nada. E ainda reclamam.
CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO E SUS III
Eu nem vou pesquisar para saber quanto o SUS libera para tentar recuperar e não recupera nada. Apenas tira por 30 dias o drogado de circulação. Essa questão é séria. Preocupante. É um perigo crescente.
Alguns, poderão dizer: Se não reabilita então que se invista o dinheiro destinado as clinicas para outros setores.
Não. Pelo contrário. É preciso mais investimento para que as clinicas sejam ampliadas para aplicar o castigo que essas imundices merecem.
Não por 30 dias. Por muito mais tempo. Realizando trabalhos e participando obrigatoriamente de atividades do amanhecer até ao anoitecer.
O traficante tem que ficar muito tempo na cadeia. Mas quem rouba e comete atrocidades são os viciados. Principalmente os vadios. Eles têm que sofrer psicologicamente e fisicamente.
Desta forma, meus amigos dos direitos humanos, esses desumanos quando saírem das clinicas ao pensaram em roubar para consumir drogas lembraram vão lembrar do que poderão novamente passar.
AINDA SOBRE O ASSUNTO
Nada tenho contra dependentes químicos. Desde que não importunem ninguém e que sustentem o vício, preferencialmente lícito, sem precisar cometer ilicitudes para conseguir o dinheiro.
Agora esses marginais viciados que cometem os mais variados tipos de atrocidades com o único propósito de comprar drogas tenho raiva por que a maioria não trabalha e rouba geralmente de gente humilde que anda a pé e é mais fácil de ser abordada para comprar drogas.
Se eu tiver um prato de comida e um vadio desses me pedir eu jogo no lixo no lixo.
Ai sempre tem aqueles que dizem: mas eles são vítimas da sociedade. Esses e outros assuntos eu não perco discutindo.
RELACIONADO AOS COMENTÁRIOS ANTERIORES
“É melhor investir em escolas e universidades do que construir presídios”.
Rapaz, na atual conjuntura, seria até bom transformar algumas escolas e universidades em presídios.
SÓ ASSIM PARA ME ACALMAR
Quando penso que possivelmente poderemos vivenciar o mesmo panorâmico político no Brasil nos próximos quatro anos ingiro dois Lexotans 6mg de uma só para me acalmar.
Na hora das pesquisas tomo dois Rivotril 2mg que é indicado para crise de pânico.
POR FALAR NISSO
Na última consulta com meu psiquiatra em uma das receitas estava escrito: “Não ler, assistir ou ouvir notícias sobre presidência da república”.
A CULPA DA SITUAÇÃO DO PAIS É DO POVÃO
Uma das frases mais mentirosas e que me irrita é a tal de que “o melhor do Brasil do Brasil brasileiro”.
É o pior é por causa do povo – refiro-me aquele que prefere a bodega ao invés de estudar que o Brasil está desse jeito.
É só comparar, por exemplo, Santa Catarina, o Estado destaque do Brasil, e o mais bolsonarista do país, com qualquer um do nordeste do país.
POBREZA NÃO É SINÔNIMO DE HONESTIDADE
A grande maioria das pessoas pensa que ludibriar é exclusivamente dos ricos.
Minha gente: há muitos pobres que praticam os mais diversos tipos de ilicitudes. Incluindo crimes rebuscados que nem gente graduada e instruída soberba elabora.
O fato de não desfrutarem de uma condição financeira confortável não significa que não são idôneos e honestos.
VAI PRA CASA
Algumas viúvas do Amim disseram que sacanearam ele. Minha gente ou melhor meus anciões, o ex-governador de Santa Catarina já deveria ter por conta própria ter se retirado da política.
Está desde o começo dos anos 1970 assumindo cargos públicos. Em 1975 quando os prefeitos das capitais eram nomeados assumiu a prefeitura de Florianópolis.
Em 1982 se elegeu governador do Estado quando conquistou enorme popularidade por causa de sua presença nas cidades atingidas pelas fortes enchentes que castigaram o Estado. Na época eu era uma criança e ele já era meio de idade.
Ele chamava atenção por sua calvície. E foi seguindo. Deveria ter se retirado da política há tempos. Vai jogar dominó no qual o senhor é muito bom. Não é algo assim tão glorioso, mas serve para lhe distrair e parar de ficar pentelhando querendo seguir na política e sendo esquentado.
PODEM RIR MAS É SÉRIO
A pessoa apenas desconfia que está com um leve problema emocional. Resolve se consultar com um psiquiatra. Não contente decide ouvir a opinião de outro. Cismada agenda com um terceiro.
No final, consultou com dez psiquiatras e obtém seis diagnósticos diferentes. E não seria surpresa se chegasse até dez. Aí fica paranoica. A ansiedade vem junto.
O desanimo chega e a depressão aproveita para fazer parte da turma. Fica apavorada e o Transtorno de Pânico vem com tudo. Desmaia. Fica hospitalizada. Sua vida se torna um inferno. Se não tivesse ido consultar estaria tranquila.
EM TEMPO: Brincadeira à parte a psiquiatria é muito complexa e os próprios profissionais da área confirmam que realmente um paciente pode consultar três psiquiatras e obter três diagnósticos diferentes.
É que muitos transtornos são semelhantes. Além disso, a forma que o paciente expõe e demostra o que sente é diferente para cada médico.
A propósito: Em sei disso por que pesquiso não por que consulto com psiquiatras. Sério mesmo. Quem me conhece sabe que é verdade.
Em relação a remédios que eu me lembre o último que eu tomei, a contragosto, eu devia ter uns 11 anos de idade. Foi um AS infantil. Essa é bem mais verdadeira que a outra.
EM TEMPO: Aproveito para enaltecer os psiquiatras de São Miguel. São exímios profissionais. Estamos muito bem servidos nessa área.
SÓ NÃO FORAM DIAGNOSTIGADAS LOUCAS PORQUE NÃO CONSULTARAM
Algumas pessoas são supostamente ´fora da casinha´ mas são tidas como normais. É que nunca se consultaram com um psiquiatra e, portanto, não tem nenhum diagnóstico apontando um ou mais transtorno.
Algumas se fossem estariam internadas em clínicas psiquiátricas. Tratamento a longo prazo.
E aqui tomo a liberdade de citar uma pessoa bem conhecida que muitos classificam de louco mas não há diagnóstico que comprove que ele é. Refiro-me ao meu ao Raul Gransotto.
Tive o prazer de trabalhar com ele durante dois anos quando exercia a profissão de assessor de imprensa da Câmara de Vereadores. Gransotto era o presidente. Inclusive revolucionou o Poder Legislativo.
Ele não é louco. Ele é muito louco. Esse sim deveria passar por dez psiquiatras. Brincadeiras à parte, trata-se de um exímio engenheiro civil, também graduado em Direito, extremamente inteligente, conhece inúmeros países, polêmico, e, acima de tudo, muito macho.
SEGUINDO NO MESMO ASSUNTO
Se o sujeito for malandro e vadio e não tiver nem um transtorno e possuir dinheiro sobrando, obviamente para pagar as consultar faça cinco consultas com psiquiatras diferentes. Vadio não precisa fingir.
A vadiagem já é um grave transtorno mental. Dos mais graveis e desprezíveis. Só que doença não é tratada no hospital. O tratamento é na cadeia.
Nem vou comentar se faz isso por que nisso os vadios são professores e aluno. Mesmo assim vamos lá. Pergunte qual o grau de gravidade de cada doença o que obviamente representa mais tempo de atestado. Eles são exímios em fazer isso sem que o psiquiatra perceba a real intenção da curiosidade.
Depois escolha qual proporcionará mais vadiagem e encare a fila do INSS. E, como dito, nem precisa fingir. E tem gente faz isso e muito mais. Cortar o dedo para se aposentar por invalidez já virou moda.
E saber que tem pessoas que querem trabalhar e por alguma enfermidade não conseguem. Outras fizerem tudo que foi possível de todas as maneiras mas o não do perito prevaleceu.
COISA CHATA
Não comente sobre as injustiças que lhe fizeram. Primeiro por que isso é a legítima conversa para boi dormir. Segundo por que ninguém quer saber. E terceiro por que muito provavelmente você permitiu.
Ou seja: o culpado foi você. Por tanto, baixe o rabinho e cale a boquinha.
TEM SENTIDO
O inimigo mais difícil de comiujjukbater “é aquele que não tem nada a perder”.
MUDANÇA DE DOMICILHO
A mudança de domicilio pode ser a mudança de uma nova vida. No entanto, algumas pessoas lembram disso tarde demais. Não que isso seja um empecilho, mas as dificuldades são maiores. Outra questão são os objetivos da mudança. Se for para fazer o mesmo que aqui é babaquice.
Se a intenção é ir para uma cidade para cair na farra, tomar todas, fazer o que quiser por que está numa cidade que ninguém lhe conhece vai extrapolar e acabará preso. Então se for para fazer fiasco não vá. Mas cada um cada um. A vida é sua.
No caso se a ideia é morar numa cidade com o objetivo de trabalhar na área que domina e sabe fazer bem, além de conhecer pessoas influentes que possam lhe ajudar a arrumar um emprego, além de ter também a intenção de fazer novas amizades e apesar de estar no fim da vida começar uma nova vida a ideia é boa, mas mesmo assim tem que ser muito bem pensada.
Ninguém conhece você melhor do que você. E não peça conselhos. Nesses casos só atrapalham. Pense e analise sem comentar com ninguém. Se concluir que é melhor ficar por aqui tranquilo. Mas lembre-se: a vida é sua. Quem manda nela é você.
EFEITO CONTRÁRIO
As ações amadoras de alguns familiares ao invés de fazer com que o depende químico diminua faz com que ele aumente o consumo.
HÁ MAIS DE 30 ANOS O MELHOR COMUNICADOR
Com todo respeito a todos os locutores de São Miguel ao qual sou amigo e nutro profunda admiração. Também já exerci essa fascinante profissão. Fui locutor da Top 104 FM por cinco anos e na 103 FM e Ráio de Luz FM por quatro anos. Hoje lembro desses tempos.
Mas o quero dizer é que há 31 anos – o mesmo tempo da nossa amizade - considero o advogado, mas também comentarista, noticiarista e, principalmente, comunicador, Luiz Cláudio Carpes, o melhor do Oeste Catarinense. E exerce a função com maestria, profissionalismo e excelência no mesmo ritmo nessas três décadas. E seu trabalho ganha ainda mais destaque por exercer na 103 FM que pela durante todo o dia, mas principalmente pela manhã é a mais ouvida disparadamente em toda região.
Tive o prazer de ser colega dele, durante o período que tive a honra de trabalhar no Grupo WH Comunicações, onde eu apresentava e ele comentava o programa A HORA DO CANALHA que durante o período que foi apresentado foi o programa mais ouvido da história da região. Mas também tinha ouvintes no Oeste Catarinense e centenas de cidades gaúchas e paranaenses.
E para fechar quero enaltecer a conduta irreparável do diretor-proprietário do grupo, o administrador, contador e advogado, Wolmir Hubner. Grande camarada. Ótima pessoa.
Também destaco o Fernando Hubner. Não tem como não admirá-lo. Sua postura elegante e, acima de tudo, cordial e discreta deveria ser seguida por muitos. Quando era agraciado com um prêmio pedia para que nada fosse divulgado.
Quando recordo por onde trabalhei e com os profissionais que convivi sinto orgulho de ter passado por esse conceituado grupo.
APONTAR O DEDO
Culpar o capitalismo por qualquer coisa ruim serve, principalmente, como desculpa por ter falhando em estabelecer uma boa ordem capitalista.
GENTALHA I
Não paro ver acidentes. A desgraça alheia não me atrai. Mas isso não vem ao caso. Quando há poucas pessoas eu estaciono para saber se posso ser útil em alguma coisa ou auxiliar em algo.
Lembro certa vez. Uma carreta capotou. Havia apenas três automóveis. Estacionei o meu e fui até o local. Perguntei se poderia auxiliar em alguma coisa. Não foi preciso.
O motorista estava consciente. Apenas com uma leve escoriação no rosto. Educadamente me agradeceu.
GENTALHA II
Ao sair, caminhando, feliz que estava tudo bem com o motorista seguia em direção ao meu carro quando a felicidade deu lugar a tristeza. Foi inevitável presenciar uma cena comum que já presencie ao vivo e em reportagem exibidas na televisão.
E sempre que isso acontece além da tristeza vem o lamento da atitude de gente que não sei como classificar que saqueavam a carga sem se importar com nada. Nem com a vida do motorista do acidente. E é sempre assim.
GENTALHA III
Se ao menos antes de furtar fossem verificar a situação do motorista e fazer algo ou buscar ajuda ou tentar acionar os bombeiros poderiam, no caso do motorista estive ferido gravemente, salvar sua vida.
Fiquei olhando aquela correria desespera daquelas pessoas gerando disputas, discussões e até brigas a socos e ponta pés. Os dois homens também utilizavam os conteúdos da carga para se atingirem um ao outro.
Aí eu fiquei pensando: não é questão de preconceito, mas saber que a gentalha, que engloba outras espécies semelhantes também são seres humanos como eu me deixa extremamente envergonhado.
A VERDADE É ESSA
Quando menos certas pessoas fazem, mais gostam de criticar essas que produzem e criam. O grande prazer do inativo é bloquear o ativo.
ACREDITE NO VERDADEIRO MILHAGRE
O povo brasileiro que acredita tanto em magia ignora o único milagre que existe nesta terra: a magia do livre mercado de criar prosperidade.
SE VIREM VELHOS SOLTEIRÕES I
Se uma pessoa optou em não constituir família, não passar pelas dificuldades de criar os filhos e tantas outras que a vida de um casal tem que encarar, não tem o direito de pedir ajuda dos irmãos na velhice quando estiver doente e só.
E os irmãos não têm a obrigação de cuidar do solteirão ou da solteirona. Eu não sei se há alguma lei que obrigue os irmãos cuidar do que está só e não tem quem o cuide. Caso não há lei que obrigue cabe a ele procurar ajuda nos órgãos públicos, entidades ou seja lá onde for.
SE VIREM VELHOS SOLTEIRÕES II
Eu inclusive optei em não casar. Não tenho filhos. Só que no meu caso é diferente. Minhas irmãs exageram na preocupação e cuidados comigo. E isso não é certo. Eu tenho que me virar sozinho. É claro que numa situação complexa posso recorrer a elas. E eu prefiro assim.
Do contrário, caso acontecer alguma coisa eu aciono o Samu ou os bombeiros e não elas. Até por que de repente eu resolva morar eu outra cidade e elas não estrão lá. E penso que todas as pessoas que optaram em não constituir família não devem importunar os familiares nem parentes.
SE VIREM VELHOS SOLTEIRÕES III
Enquanto seus irmãos e irmãs batalhavam duro para constituir uma família eles e elas curtiam a vida numa boa se divertindo. Pois agora que encarem a realidade da velhice e suas doenças.
Seja em um lar de idosos público ou particular onde eu, por exemplo, me recuso a ir. Mas não estou ainda tão velho e se continuar sedentário e não me cuidando em nada além de não praticar nenhuma atividade física é bem provável que não chegarei a velhice.
PASPALHOS
Há pessoas que extrapolam - e muito - no que dizem. E nem disfarçam em demostrar o prazer que sentem nessa postura idiota e digna nesse tipo de idiotice. E na falta de algo para exuberar ficam perdidas. Tipo baratas tontas.
E precioso tempo perdem na procura de algum acontecimento exorbitar. Não importa se o que aconteceu é insignificante. Elas têm o ‘dom’ do exagero.
Essa atitude mesquinha nada acrescenta a elas e aos que lhes emprestam os ouvidos para ouvir suas exuberâncias
Bando de aves de rapina. Vis. Recalcados. O reiterado ato faz com que se tornem pessoas desacreditadas, mesmo proferindo verdades, só que de forma totalmente desproporcional a realidade.
PARA ALGUNS NÃO COMEREM GAFES
-IMUNIDADES: Situações previstas na Constituição que não podem sofrer a incidência de certos tributos. Previstas na Constituição. Não pode ser revogada.
-ISENÇÃO: É a dispensa LEGAL – infraconstitucional – de pagamento de tributo. Previstas em LEI. Pode ser revogada a qualquer momento.
-NÃO INCIDÊNCIA: São situações fáticas que não estão previstas no ordenamento jurídico como tributáveis, mas que a qualquer momento pode-se criar lei para fazer incidir tributos sobre elas.
-IMUNIDADE PARA TEMPLOS: Todas têm imunidade, com exceção das que cultuam o “capeta” – cultos demoníacos.
FALAR SOZINHO FAZ BEM I
A doutora em psicanalise, Andréa Ladislau, uma das mais renomadas do Brasil, em notícia divulgada no site Terra, afirmou que não existe nada de errado falar sozinho. E nem mesmo representa algum transtorno.
Pelo contrário: falar sozinho traz benefícios, como a facilitação de processos comportamentais e psicológicos. Além disso, potencializa a memória, foco, concentração e tomada de decisões.
FALAR SOZINHO FAZ BEM II
Outro fator positivo, de acordo com a especialista, é o autor reforço que empodera o sujeito em suas relações interpessoais.
Ainda, segundo a renomada profissional, falar sozinho melhora as habilidades sociais e facilita o distanciamento de certos conteúdos mentais que possam trazer prejuízos ao ser humano.
Ela até sugere que pesquisem na internet sobre esse hábito para constarem a veracidade do que afirma, além de pesquisas realizadas que avalizam os benefícios de falar sozinho.
FALAR SOZINHO FAZ BEM III
Portanto está comprovado que falar sozinho faz bem. Mesmo assim eu aconselho que algumas pessoas não façam. Dirão que você é louco. Esquizofrênico. Mesmo você não sendo. Não importa.
O que vale é o que eles dizem. Independe do que você é ou não é. O que vale a lei do mais forte. Fique quieto. Vai por mim.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Podia usar suas artimanhas de conquista, para pagar as contas.
HÁ DEZ ANOS
Em São Miguel, na terça-feira de Carnaval não será feriado. Um dos motivos é que na quinta-feira, 15, comemora-se o dia do município e será feriado.
Vale lembrar que a terça-feira de Carnaval é ponto facultativo. E convenhamos: dois dias ‘parados´ numa semana de um mês que tem 28 dias, na atual situação econômica que vive o país, não é nem um pouco conveniente.
Entendo que a medida do prefeito foi coerente. E mais: ele se reuniu com entidades de todas as classes buscando um entendimento. Ou seja: não foi autoritário.
HÁ 2O ANOS
É visível o crescimento da Cooperoeste nos últimos anos. Inclusive a nível de Brasil, pois é a mais bemsucedida empresa do fruto da reforma agrária no país. No próximo mês, na Assembleia Ordinária, serão anunciados novos produtos.
É extremamente considerável o número de impostos que gera para São Miguel e região, além dos empregos diretos e indiretos.
O SOM
“Descubra o que você é. Cara a cara. Quando você não estiver mais aguentando continue firme. Não se esqueça de amar antes que você se vá”. Parte da letra da música 'The Immortals' - Kings Of Leon.