Terminou por volta das 19 horas, o primeiro dia de julgamento de Joel e Leodir Mayer, irmãos acusados de 4 homicídios e 6 tentativas, crimes que aconteceram no dia 21 de janeiro de 2023, na comunidade 12 de Novembro, interior do município de Campo Erê.
O dia iniciou com a composição do conselho de sentença, que ficou formado por 4 mulheres e 3 homens seguindo com a interrogatório das testemunhas.
Pela manhã falaram o delegado, José Danezi Neto, ele que foi o responsável por todo o processo, a ex-esposa de Joel e de Celso, este ultimo, irmão que se suicidou horas antes da chacina.
A tarde a presença na cadeira das testemunhas estavam 4 pessoas, todas que também foram vitimas dos disparos de arma de fogo de Joel.
Falaram ainda uma psicóloga e um médico perito, ambos atuam no hospital de custodia em Florianópolis, que atenderam e atestaram que Joel possuía algum distúrbio emocional.
Encerando o dia de julgamento foi a vez dos réus.
Ao ficar frente a Juíza, Joel se limitou a informar apenas seu nome e de seus pais, ademais ele declarava que não lembrava, mesmo a Dra. Karolin Guesser, indagando sobre seu trabalho entre outros, disse tomar medicamentos e não lembrar mais de nada.
Durante todos os decorrerem do dia ele se manteve cabisbaixo e raramente verificava quem estava presente, um dos momentos que mais ele verificou foi quando sua ex-esposa esteve prestando seu depoimento.
O réu Leodir negou todas as acusações de participação nas mortes e tentativas.
Disse que na manhã daquele dia passou na casa do irmão, tomou chimarrão com a mãe e foi pra cidade de Campo Erê, onde adquiriu um veiculo, depois tomou cervejas e quando soube da morte do irmão ficou transtornado e foi ao local, porque a informação era de que ele havia sido morto e não se suicidado e confirmou as ameaças que fez contra a ex-mulher do irmão.
Um forte esquema de segurança, com policiais militares, penais, seguranças do tribunal de justiça, mantém o local completamente vigiado.
Atua na acusação, a promotora de justiça Suzane Ramos, o promotor assistente José da Silva Junior e do advogado Odair Tramontim.
Na defesa do réu Leodir o advogado Heron Flin Angelo Dallalibera e do réu Joel os advogados Marcelo Furtado, Guilherme Cima Martins dos Santos e Adilson Raimundi.
CampoEre.com