Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
FALÁCIA I
Falácia não é o mesmo que mentira. Em muitas situações é elaborada com verdades. Mesmo assim engana.
Aristóteles, lá na Grécia Antiga, alertava sobre isso. De acordo com o filósofo, argumentos podem parecer corretos, porém não são.
A falácia confunde. Manipula. Desvia o foco. Parece lógica, mas é armadilha. É por isso que nem todo erro de coerência é óbvio.
Às vezes, a conversa soa inteligente. Bem construída. Até elegante. No entanto, camufla uma armadilha sutil. É aí que o perigo reside. No discurso bonito que ilude.
FALÁCIA II
Francis Bacon, filósofo e escritor inglês, afirmou que o intelecto humano tende a ver ordem onde há caos. Ou seja: acreditamos no que parece fazer sentido. Mesmo quando está errado.
A falácia se aproveita disso. Apenas tem que parecer verdade o bastante para convencer.
PADRECO I
De acordo com notícia, publicada aqui no Portal São Miguel, na semana passada, um padre foi detido pela Polícia.
O motivo foi por ele ter atirado, com uma espingarda de pressão, num tucano. Moradores próximos do lugar denunciaram o caso à Polícia.
Os polícias foram ao local. Na revista, realizada no carro do padreco, encontraram, além do pássaro agonizando, a espingarda e uma caixa com munição do tipo ‘chumbinho’. A vergonheira aconteceu em Faxinal dos Guedes.
PADRECO II
Não fiquei surpreso. Aliás, comparando com outros casos envolvendo párocos, alguns, inclusive, comentados neste espaço, este é ‘café pequeno’.
E podem ter certeza. Há inúmeras situações erradas e extremamente mais gravosas envolvendo padres que não foram desvendadas.
PADRECO III
Mas, independente disso ou daquilo, a igreja teria que expulsar o ‘padre caçador’. Tenho certeza que isso não acontecerá. O máximo que pode ocorrer é ficar um tempo afastado. Depois voltará a pregar sermões. Sem contar que para os beatos e papa hóstias o culpado sempre será o pássaro.
Digo mais: Amanhã ou depois, quando for transferido para outra cidade, voltará a praticar seu ‘hobby’. Depois é só se confessar que Deus perdoa.
PADRECO IV
Lamento que atitudes isoladas, como essa, acabam maculando a imagem de padres de verdade. Que honram a batina. Infelizmente o número destes sacerdotes diminui cada vez mais.
SUGESTÃO AO EXECUTIVO E AO LEGISLATIVO I
O jornalista Ademar Baldissera morreu em maio de 1997. É incompreensível que tanto tempo passou e seu nome não foi lembrado para denominar alguma obra pública. Sequer uma rua. Nada. Ele revolucionou o Jornalismo na região.
Lembro que a biblioteca municipal não tinha nome. Quando foi transferida para o local onde está até hoje, dois anos depois da morte de Baldissera, resolveram denominá-la de José Alencar. Nada contra ao renomado escritor, jornalista e advogado. Penso, porém, que poderiam ter optado pelo nome do Ademar.
SUGESTÃO AO EXECUTIVO E AO LEGISLATIVO II
Até por que Baldissera nasceu aqui. Só ficou afastado de sua cidade natal quatro anos. Foi quando cursou Jornalismo na Unisinos, em São Leopoldo.
Depois de graduado retornou. Foi eleito vereador, em 1982, na Legislatura de oito anos. Em 1984 assumiu a direção da Rádio Peperi, que foi adquirida pelo pai dele.
Torçamos que seu nome seja agraciado, de alguma forma, independente se a iniciativa seja da Câmara de Vereadores ou da Administração Municipal.
MENSAGEM A UM GRANDE AMIGO
Visualizo seu semblante. Semelhante a uma miragem. Num deserto castigado pela estiagem.
Obrigado pela mensagem, grande amigo, que muita sabedoria carrega em sua bagagem. Em seus conselhos não profere bobagem, além de possuir singular coragem.
Voltando à mensagem, esta, por sua vez, lembrou-me que a vida é uma viagem. Só de ida é a passagem. Há quem diga que não valha e vivem na vadiagem. Outros matam para viver e manter a linhagem.
Muito agradeço pela perseverante camaradagem que faz com que em meu coração guarde sua paisagem.
COVARDIA
Sou apartidário. Penso, no entanto, que o que estão fazendo com o Bolsonaro em muito supera os limites da humilhação. É crueldade. Estão o matando aos poucos. Em doses homeopáticas. Além disso, ele enfrenta problemas de saúde. Essa é minha opinião.
Outras pessoas dizem que está pagando pelos supostos erros que cometeu durante seu mandato. Que o ex-presidente merece mais castigos. Cada um cada um.
ANISTIA
O governo federal deve rever indicações para cargos federais dos deputados e senadores favoráveis ao projeto da anistia.
O alerta foi passado por integrantes do Palácio do Planalto a ministros e líderes partidários. E disse de forma escancarada. Sem constrangimento. Como se fosse normal. Esse é o Brasil.
PENSE NISSO
Muitos jovens extrapolam. Fazem e desfazem. Vivem de forma desregrada. E gabam-se que está tudo bem.
Esquecem, porém, que a velhice é inevitável. E é nesta fase da vida que pagarão pelos abusos cometidos quando jovens.
VERGONHA
Noventa e dois por cento dos brasileiros não conseguem ler, interpretar um texto e se expressar adequadamente.
Isso de acordo com o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Cláudio Branchieri, do Podemos. Viva o Brasil!
INVESTIGAÇÕES
Investigações não se iniciam por puro capricho, curiosidade, leviandade. Começam quando há um mínimo necessário de elementos.
Suficientes para que possa conduzir à descoberta de uma ilegalidade e, obviamente, de seu autor.
SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS
-Começar um papo com: “Chegamos semana passada da Europa”.
- Levar cerveja ruim para o churrasco dos amigos.
- Querer medalha por ser funcionário público.
- Colocar funk na caixinha bluetooth.
‘POUCO LOUCO’
Era um velho de 25 anos de idade. Estava sentado num banco de madeira feito de pedra. Ele disse: Eu prefiro morrer do que perder a vida.
TRISTE
Morreu, na semana passada, o renomado médico Luiz Alexandre Allegretti Borges. Ele, que atuava em Porto Alegre, é irmão da Ângela Borges Tengaten, de São Miguel.
Dr. Borges teve sua trajetória marcada pelo comprometimento com a saúde e pela dedicação ao desenvolvimento da Medicina Intensiva e da Medicina de Emergência no Brasil.
Natural de Cruz Alta, formou-se médico pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e construiu uma carreira de grande relevância.
Atuou como presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul (SOTIRGS) entre 1988 e 1990, após ter exercido a vice-presidência de 1987 a 1988. De 2000 a 2001, retornou à diretoria como primeiro secretário. Também esteve à frente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como presidente e foi vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), contribuindo significativamente para o fortalecimento dessas áreas médicas.
Referência nacional nas áreas de Medicina Intensiva e Medicina de Emergência, Luiz Alexandre construiu uma trajetória marcada pelo comprometimento com a vida e com o fortalecimento da prática médica no Brasil.
Também atuou como membro da Câmara Técnica de Medicina de Emergência do Conselho Federal de Medicina (CFM), contribuindo ativamente para o desenvolvimento técnico e científico da profissão.
Sua dedicação e liderança deixará um legado em toda a comunidade médica e nas instituições pelas quais passou. Era um médico exímio e extremamente admirado e respeitado. Sua postura pessoal foi irreparável. Tinha 71 anos de idade.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
O que mais amo em você é a sua ausência.
HÁ DEZ ANOS
Neste ano, até agora, a presidente argentina, Cristina Kirchner, foi a mulher mais noticiada na mídia do vizinho país. Natural.
Já a nível local, a mulher que mais predominou nos noticiários foi a presidente do Legislativo, Cristiane Massaro.
Depois do episódio da eleição da Câmara, todos se perguntam se ela permanecerá ou não do PMDB. E, se sair, em qual sigla se filiará.
PSDB, PDT e PR. Um dos três partidos, conforme comentários, seria o destino da vereadora que, também segundo rumores, pretende disputar as próximas eleições numa chapa majoritária.
HÁ 20 ANOS
Todos que compareceram na colação de grau dos formandos da 5 ͣturma de Direito da Unoesc, campus de São Miguel, ficaram boquiabertos. É que a parte interna do pavilhão central do Parque de Exposições Rineu Gransotto estava totalmente modificada.
A decoração transformou o local. Só mesmo pessoas de extremo bom gosto e acentuada criatividade para arquitetar a tarefa. Parabéns à Recanto das Flores, Foto Metz e todos que estiveram direta ou indiretamente envolvidos no belo trabalho.
O SOM
“Pessoas choram por liberdade. Ninguém as ouve. Famílias são separadas. Acontece todo dia. Em todo lugar. Não tem que ser deste modo, mas, infelizmente, algumas pessoas simplesmente não têm coração’. Parte da letra de ‘Pure Massacre’ - Silverchair.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
Em cartaz (São Miguel do Oeste)
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito
SINOPSE
Em Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito, a vida do jovem Tanjiro muda por completo quando descobre que sua família foi assassinada por uma raça demoníaca conhecida como Onis. A única sobrevivente deste massacre foi Nezuko, irmã de Tanjiro, que não saiu ilesa desse confronto e foi transformada em um demônio. Diante dessa trágica e sombria circunstância, ele parte numa jornada em busca de uma cura para Nezuko. Para isso, decide se juntar a uma organização dedicada a caçar demônios, pronto para também matar o responsável pela morte de seus pais. Enquanto se fortalece e aprofunda seus laços com outros membros da tropa de caçadores, Tanjiro enfrenta diferentes inimigos em parceria com seus companheiros Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira. Ao lado também dos espadachins mais poderosos da organização, tudo precisará valer a pena. No rigoroso programa de fortalecimento coletivo, suas habilidades serão precisas para fazê-lo escapar de um espaço misterioso onde ocorrerá a batalha final.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 18 anos
Duração: 155 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Sony Pictures
Elenco: Natsuki Hanae, Akari Kito, Hiro Shimono
.
Invocação do Mal 4: O Último Ritual
O Último Ritual marca o desfecho da franquia de terror iniciada em 2013 por James Wan. Os filmes são inspirados nas investigações sobrenaturais do famoso casal de paranormais norte-americanos Ed e Lorraine Warren, interpretados por Vera Farmiga e Patrick Wilson. Neste último capítulo, os Warren enfrentam mais um caso aterrorizante, desta vez envolvendo entidades misteriosas que desafiam sua experiência. Ed e Lorraine se veem obrigados a encarar seus maiores medos, colocando suas vidas em risco em uma batalha final contra forças malignas. O filme promete encerrar a história dos investigadores com suspense e momentos de tensão, consolidando a franquia como uma das mais populares do gênero. Além dos sustos, o longa também explora o relacionamento do casal, mostrando sua força emocional diante das adversidades.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
Duração: 112 minutos
ênero: Terror
Companhia: Warner Bros.
Elenco: Vera Farmiga,
Patrick Wilson, Ben Hardy
SINOPSE
O grupo de animais criminosos volta à ação, mas agora repaginados. Em Os Caras Malvados 2, cinco anos após os eventos do primeiro filme, Sr. Lobo e sua trupe infame de foras-da-lei decidiram abandonar o crime e se tornarem bons cidadãos, precisando aprender a lidar com as consequências dessa decisão. É mais difícil do que esperavam, lutando continuamente para ganharem a confiança e a aceitação das pessoas. Uma nova aventura surge, porém, quando um esquadrão de mulheres bandidas os força a fazer um serviço perigoso. Será preciso, então, dar uma pausa na aposentadoria para realizar o que dizem ser seu último trabalho.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 104 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Universal
Elenco: Sam Rockwell, Craig Robinson, Anthony Ramos
.