A Polícia Civil de Goiás (PCGO) realizou nesta terça-feira (7) uma megaoperação contra uma associação criminosa suspeita de aplicar golpes milionários em produtores rurais de todo o país.
A ação, batizada de operação Agrofraude, cumpre mais de 80 mandados de prisão e busca e apreensão em nove estados e no Distrito Federal. No total, o grupo teria movimentado mais de R$ 120 milhões nos últimos cinco anos.
De acordo com as investigações, o grupo utilizava o chamado golpe do falso intermediário, simulando negociações na compra e venda de grãos, principalmente de milho.
O esquema funcionava da seguinte forma: criminosos se passavam por compradores e obtinham informações detalhadas sobre propriedades rurais e produtos, incluindo fotos e vídeos.
Depois, usando esses dados, fingiam ser vendedores e ofereciam as mercadorias a outros intermediários, concretizando o golpe.
A operação cumpre mandados em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre, Piauí e no Distrito Federal.
As investigações apontam que 41 pessoas estão envolvidas nos golpes. Além das prisões, foram determinados o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens dos investigados, que devem responder por estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
SBT News