A Receita Federal (RF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (20), uma aeronave carregada com 571 celulares iPhone de origem estrangeira, avaliados em mais de R$ 3 milhões, no Aeroporto Costa Esmeralda, em Porto Belo (SC). O piloto e um ajudante foram presos em flagrante pelo crime de descaminho.
Ação de inteligência
Segundo a RF o avião é um monomotor modelo RV-10, que decolou da região de Foz do Iguaçu (PR), rota conhecida para entrada de produtos contrabandeados. O avião foi abordado ao pousar em Porto Belo. Dentro da aeronave, os fiscais encontraram 571 de aparelhos celulares sem documentação fiscal ou comprovação de importação regular.
De acordo com a RF, tanto o piloto, de 58 anos, quanto o ajudante receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Florianópolis (SC).
A RF informou que o piloto já havia sido preso em janeiro de 2023, na cidade de Ourinhos (SP), quando foi flagrado transportando 452 celulares escondidos em fundo falso no para-choque traseiro de um veículo Renault Duster. Naquela ocasião, a carga foi avaliada em R$ 809 mil.
A RF diz que reforçou a vigilância e repressão ao contrabando e descaminho em todo o país. O objetivo é combater a concorrência desleal, proteger a economia nacional e garantir a justiça fiscal. A aeronave, o veículo e os celulares apreendidos serão encaminhados para os procedimentos legais de perdimento e destinação previstos pela Receita Federal.
SCC