Notícias

Seis cidades de Santa Catarina decretam emergência após temporais intensos

A cidade mais afetada foi Luiz Alves, no Vale do Itajaí, que registrou impressionantes 180,2 mm de chuva em apenas 24 horas

Seis cidades de Santa Catarina decretam emergência após temporais intensos
Foto: CBMSC

Seis municípios de Santa Catarina, São João do Itaperiú, Luiz Alves, Balneário Barra do Sul, Petrolândia, Lontras e Ibirama, declararam estado de emergência nesta terça-feira (25), após os fortes temporais que atingiram o estado na segunda-feira (24). A medida é resultado dos prejuízos provocados por chuvas volumosas, alagamentos, deslizamentos e elevação de rios.

Chuva histórica no Vale do Itajaí

A cidade mais afetada foi Luiz Alves, no Vale do Itajaí, que registrou impressionantes 180,2 mm de chuva em apenas 24 horas, valor superior ao esperado para todo o mês de novembro. As chuvas provocaram deslizamentos, elevação de níveis de rios e áreas inteiras da cidade ficaram alagadas, deixando moradores ilhados. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgataram pelo menos 26 pessoas.

Em Massaranduba, a forte chuva gerou pontos de alagamento por toda a cidade e exigiu a evacuação de duas escolas estaduais.

Por que o estado de emergência?

O decreto implica em mobilização de recursos estaduais para atendimento à população afetada, reparo de infraestrutura e apoio logístico. A Defesa Civil de Santa Catarina já confirmou que 33 cidades registraram ocorrências relacionadas ao temporal, alagamentos, deslizamentos e danos. Segundo a Defesa Civil, mais de 800 residências foram prejudicadas.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a intensidade e rapidez da chuva foram provocadas por um ciclone extratropical, que se formou entre o Sul e Sudeste do Brasil.

Situação nas ruas e nas residências

Em Luiz Alves, muitos moradores ficaram isolados por causa da subida dos rios. Massaranduba enfrentou inundações em diversas ruas, escolas foram evacuadas para evitar riscos a estudantes e funcionários.

Com o decreto em vigor, os municípios afetados terão prioridade no recebimento de ajuda emergencial, como distribuição de itens básicos, abrigos e ações para restauração de bens e estruturas. A Defesa Civil do Estado deve continuar com o levantamento de danos, além de monitorar novas frentes de instabilidade.

Também há alerta para que moradores evitem áreas de risco, especialmente encostas e regiões próximas a rios, até que a situação se normalize.

SCC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 29º - Mínima 16º
Céu limpo

Quinta
Máxima 29º - Mínima 17º
Céu limpo

Sexta
Máxima 30º - Mínima 17º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 31º - Mínima 17º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 31º - Mínima 19º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.