O Festival Cultural realizado em Maravilha neste fim de semana marcou mais um importante momento de valorização da diversidade e da riqueza cultural do município. Com apresentações artísticas, exposição de artesãos e destaque para a culinária, o evento realizado no Espaço Criança Sorriso entre sábado (6) e domingo (7), integrou a programação “As Maravilhas do Natal”.
A iniciativa foi promovida pelo Departamento Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Também contou com a parceria da AMARAP , do Comtur e Amatur, com o objetivo de oferecer um espaço diferenciado para que artistas e grupos locais pudessem mostrar seu talento.
Além das atrações culturais, o festival contou com uma praça de alimentação que apresentou produtos do Projeto Sabores da Infância, desenvolvido no município. A ação valoriza a gastronomia típica, incentiva o resgate de receitas tradicionais e abre espaço para que imigrantes compartilhem seus pratos característicos, enriquecendo ainda mais o intercâmbio cultural.
No domingo, a programação ganhou um toque especial com mais uma edição do Encantos na Praça, realizado na Praça Cidade das Crianças, ao lado da área coberta. A ação trouxe atividades para as crianças e contou com a presença do Papai Noel.
A diretora de Cultura, Daiane Gohlke celebrou a importância do evento para o fortalecimento dos grupos artísticos locais bem como a importância do fomento a espaços para visibilizar este trabalhao. Ela reforçou ainda o papel essencial do poder público no apoio a iniciativas culturais como esta. O presidente do Conselho de Políticas Culturais do Município, Emerson da Silva Moraes, conta que a ideia surgiu na primeira reunião realizada este ano pelo colegiado. “O objetivo do festival é valorizar a arte, a gastronomia e os diversos segmentos culturais do nosso município. Queremos que o povo, maravilhense conheça e se orgulhe ainda mais do que já temos aqui. Tornar o acesso à cultura mais fácil é parte essencial desse processo, seja pela alimentação tradicional e novos sabores, pelo artesanato feito pelos nossos talentosos artesãos, ou pela presença de artistas musicais e grupos folclóricos que representam tão bem nossa identidade”, destaca.