Trinta e quatro condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram de uma capacitação prática entre os dias 4 e 5 de fevereiro, em Chapecó, no Oeste catarinense, com foco na condução segura de ambulâncias e qualificação do atendimento pré-hospitalar na macrorregião do Extremo-Oeste.
O treinamento ocorreu no Parque de Exposições Valmor Lunardi – Efapi e reuniu profissionais das Unidades de Suporte Avançado e do transporte inter-hospitalar. As atividades incluíram simulações em percurso realístico, orientação do Codetran de Itajaí e testes de percepção alcoólica e uso de substâncias ilícitas com óculos simuladores.
Segundo o condutor socorrista Douglas Gandolfi, do Samu de Chapecó, a capacitação reforça que a prioridade nas ocorrências é a segurança. “O treinamento revisa normas de sinalização, apresenta situações reais que podem surgir no deslocamento e orienta técnicas de condução que garantem a chegada segura da equipe para realizar um atendimento de qualidade à vítima”, explicou.
A diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira, destacou que a formação contínua dos condutores impacta diretamente na eficiência do serviço e na preservação de vidas. Conforme ela, a qualificação contribui para atendimentos mais seguros e ágeis durante as ocorrências.
A macrorregião do Extremo Oeste conta com sete Unidades de Suporte Avançado, sendo quatro USA, dois serviços inter-hospitalares e um aeromédico, com bases em Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste. A estrutura atende 79 municípios e registrou mais de 4 mil ocorrências ao longo de 2025.
Oeste Mais