Na publicação, a secretaria afirmou que equipes têm passado o dia inteiro de norte a sul do município resolvendo problemas relacionados a lixeiras danificadas, lixo fora do lugar e mobiliário descartado irregularmente em vias públicas. “Triste realidade. Nossa força-tarefa passa o dia correndo para resolver situações que poderiam ser evitadas”, diz o texto divulgado.
De acordo com o Urbanismo, o tempo gasto com a retirada desses materiais acaba prejudicando outras atividades consideradas prioritárias, como tapa-buracos nas vias urbanas, limpeza de bocas de lobo, serviços de drenagem, manutenção de praças e brinquedos, sinalização de trânsito, pintura viária e jardinagem. “Temos tarefas importantes, mas não conseguimos avançar porque o descarte incorreto de lixo nos rouba todo o tempo”, destaca Marli.
A secretaria reforça que todos os tipos de recolha possuem calendário definido, com datas e dias específicos para cada rua do município. Por isso, faz um apelo direto aos moradores para que respeitem as orientações e façam a separação e o descarte corretos dos resíduos. “Cada um pode e deve fazer a sua parte. Colabore”, conclui a publicação.
Marcos de Lima / Rádio 103 FM